Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O PIB sobe pelo segundo trimestre acumulando alta de 0,6% no ano



O crescimento é sinal de crescimento, baixa inflação e queda nos juros


O Produto Interno Bruto (PIB)- soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve crescimento de 0,6% no trimestre encerrado em Julho deste ano, na comparação com o trimestre encerrado em Abril. E ao comparar com o trimestre encerrado em Julho de 2016, a alta chegou a 1,1% (os dados são do Monitor do PIB, divulgado pela FGV/IBRE).

Alessandro Azzoni economista explica que o PIB de serviços subiu 0,6% no segundo trimestre ante o primeiro trimestre de 2017. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que informou os resultados das Contas Nacionais Trimestrais. Na comparação com o segundo trimestre de 2016, o PIB de serviços mostrou queda de 0,3%. 

“Essa informação sozinha demonstra um inicio de crescimento mesmo que pequeno, mas começamos a sinalizar um movimento crescente, isso poderá trazer o emprego novamente ao mercado.” Explica o economista.

Com o cenário favorável onde segue a crescente queda dos juros - taxa selic, queda da inflação o mercado começa a sinalizar um aquecimento o que difere do mesmo período de 2016. Portanto, as politicas de incentivo ao consumo com fortalecimento de crédito a determinados setores como construção civil e automobilístico, pode trazer o emprego a muitas famílias.

Isso também reflete em investimentos no país, pois cada vez que o governo ganha força o investidor estrangeiro acredita mais no país. E aumenta a chance de aprovações das medidas como reforma da previdência e tributaria. Portanto o cenário torna-se favorável.




Dr. ALESSANDRO L. O. AZZONI  - ECONOMISTA E ADVOGADO OAB/SP Nº: 353144 - Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1994). Graduado em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2014), Pós graduado em Direito Ambiental Empresarial pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.  Mestrando em Direito. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados