Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Idosos têm maior propensão a doenças oculares e prevenção é fundamental



  • Dia Internacional do Idoso chama atenção para os cuidados necessários na terceira idade
  • Catarata representa por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, mas é uma doença reversível
  • H.Olhos Paulista realizou 6.294 cirurgias para correção de catarata em 2016, e, somente entre janeiro e agosto de 2017, 4.506 procedimentos

Celebrado no próximo domingo, 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de orientar e discutir sobre os cuidados com a população que se encontra na melhor idade. Segundo dados do IBGE, o número de idosos no país já se aproxima da marca de 30 milhões, revelando a importância desse grupo na população.

Se por um lado a idade traz experiência e sabedoria, por outro também está ligada a uma maior necessidade de atenção com o corpo. Algumas doenças, como as oculares, são mais comuns nessa fase. Portanto, é essencial redobrar os cuidados com os olhos, e visitas anuais ao médico oftalmologista podem assegurar uma melhor qualidade de vida para o idoso, prevenindo e corrigindo esses problemas.

Entre as doenças mais recorrentes nessa faixa etária, podemos destacar a catarata, que se trata da opacificação do cristalino (lente natural do olho), e resulta em uma diminuição progressiva da visão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo. Entre os três tipos da doença, a catarata senil representa 85% dos casos, atingindo, principalmente, pessoas a partir de 50 anos.

Apesar de habitualmente acometer de maneira semelhante os dois olhos, em alguns pacientes os sintomas podem aparecer inicialmente em apenas um deles.  Em um primeiro momento, a pessoa nota um embaçamento e alteração na percepção das cores, seguido de ofuscamento pela luz do sol ou de faróis de carros. Com o desenvolvimento da catarata, ocorre piora progressiva da visão, podendo, em alguns casos mais graves, levar à cegueira.

“A doença é uma das principais causas de redução da qualidade visual em pacientes idosos, porém é fundamental ressaltar que é reversível por meio de cirurgia”, comenta o Dr. Ibraim Vieira, oftalmologista do H.Olhos Paulista.

Em 2016, aconteceram 6.294 procedimentos para correção de catarata no hospital e, somente entre janeiro e agosto de 2017, 4.506 cirurgias. O método para retirada da catarata é rápido, indolor e não necessita de internação, podendo ser realizado por meio de duas técnicas:

  • Facoemulsificação, que consiste na quebra do cristalino opacificado com auxílio de um equipamento de ultrassom;
  • Laser de Femtosegundo, que elimina a utilização de bisturis, tornando a cirurgia mais precisa e mais segura. O equipamento atua de forma personalizada e, de acordo com as imagens fornecidas em tempo real por um tomógrafo integrado, realiza as incisões necessárias e a fragmentação da parte interna do cristalino. Com precisão, o cristalino é retirado e substituído por uma lente.
O idoso que é acometido pela catarata, tem sua qualidade de vida completamente afetada. “As dificuldades se apresentam desde as tarefas simples do dia a dia, como ler, aplicar maquiagem, assistir televisão, até as mais complexas como dirigir, costurar, praticar esportes e descer/subir escadas. A piora da visão eleva os riscos de acidentes, atropelamentos e quedas. Por isso, é importante a avaliação de um oftalmologista que vai indicar o melhor tratamento de forma individual. Esse processo permitirá que o paciente volte a enxergar normalmente e adquira novamente sua autonomia”, finaliza o Dr. Ibraim Vieira.




H.Olhos Paulista



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados