Pesquisar no Blog

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA USAR APARELHO DENTÁRIO?



Dentista da Caixa Seguradora Odonto desmistifica a idade correta e esclarece as principais dúvidas sobre o assunto


A infância e a adolescência são as fases mais comuns para usar aparelho ortodôntico. Porém, isso não quer dizer que seja o único período para utilizar o acessório. Apesar de alguns tratamentos apresentarem melhores resultados quando iniciados cedo, a utilização vai depender do problema e da necessidade de cada paciente.

Segundo a Rosane Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, o aparelho dentário pode ser usado em qualquer idade, desde crianças até os mais velhos. “Durante a fase de dente de leite, por exemplo, as crianças já podem contar com o aparelho móvel para corrigir e atenuar problemas, como a mordida cruzada”, explica a especialista. Já o aparelho fixo é aconselhável apenas em crianças que possuem dentição mista, ou seja, dentes de leite e permanentes.

“Os ossos do corpo se renovam durante todas as fases da vida e, por isso, podem ser movimentados com a ajuda do aparelho em qualquer faixa etária. Não existe idade ideal para corrigir os dentes e buscar um sorriso alinhado e bonito”, explica Rosane.

De acordo com a profissional, os adultos estão cada vez mais preocupados com a estética bucal, o que reflete no aumento da procura por tratamentos ortodônticos nesse público. “Em geral, conseguimos os resultados desejados em menor tempo devido a colaboração e higienização. No entanto, em pacientes adultos, por mais haja esse comprometimento maior, a resposta do organismo é mais lenta na comparação com crianças e adolescentes”, afirma a dentista.

Ela ressalta que alguns adultos se sentem constrangidos em ficar com o sorriso "metálico". “Para esses casos existem alternativas, como, por exemplo, o aparelho estético, com ‘brackets’ brancos. Outra possibilidade é o aparelho lingual, que é colado na parte de trás dos dentes”, afirma.  Porém, vale destacar que a escolha do modelo depende, impreterivelmente, de uma avaliação diagnóstica por um profissional, que escolherá a melhor opção para cada paciente. 


Causas

A dentista pontua que dentes tortos, encavalados ou afastados, problemas de mordida, dor e mandíbula desalinhada e dificuldade na fala ou na mastigação são algumas das principais indicações para usar o aparelho ortodôntico. “Além de contribuir com a estética, o acessório auxilia na saúde bucal e trabalha para que a função da fala, mastigação e respiração sejam melhoradas. Após o tratamento, o paciente deve seguir as recomendações profissionais indicadas para que, no futuro, os problemas não voltem”, explica a dentista da Caixa Seguradora Odonto.

Por fim, Rosane lembra que a instalação do aparelho sempre deve ser controlada por um profissional habilitado. “O uso do aparelho sem o monitoramento do dentista aumenta exponencialmente a chance do indivíduo desenvolver uma reabsorção óssea, fator que pode acarretar até na perda de dentes. O tratamento ortodôntico é uma questão de saúde que vai muito além da estética”, finaliza. 




Caixa Seguradora Odonto





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados