Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Diagnóstico precoce de alzheimer é ferramenta importante para frear avanço da doença



Esquecimento de fatos recentes e muitas lembranças do passado são alertas importantes para descoberta


Dia 21 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Combate a Doença de Alzheimer, que é uma enfermidade neurodegenerativa progressiva e incurável, isto é, uma doença que provoca destruição progressiva e irreversível dos neurônios. O Alzheimer acomete habitualmente pessoas com mais de 65 anos, sendo a causa mais comum de demência na população idosa.

O diagnóstico precoce do mal de Alzheimer pode trazer algumas vantagens para o paciente, tais como uma maior capacidade de prever e planejar o futuro nas fases mais avançadas da doença, quando o paciente estará incapacitado para tomar decisões que podem ser profissionais e financeiras, e o início precoce de tratamentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida, pois os medicamentos são mais eficazes nas fases iniciais deste mal.

A primeira queixa apontada pelos especialistas é o esquecimento de fatos recentes, do cotidiano: a data de hoje; o que almoçou; as atividades que fez nas últimas 24 horas, por exemplo. O Dr. Carlos Roberto Massella, geriatra do Hospital Villa-Lobos, da Rede D'Or São Luiz, explica que o paciente perde a fixação da memória recente. “Em um teste simples, basta você contar um fato após dizer o seu nome ao idoso. Após ser perguntando novamente sobre o seu nome, ele terá esquecido essa informação”, explica.

Outros fatores importantes são o de que o paciente acredita que hoje, por exemplo, seja uma determinada data e discorda completamente da família, além de ele ser encaminhado ao consultório por um familiar, pois acredita estar em plenas condições de saúde.

Começa, então, a prevalecer a memória menos recente do paciente, que passa a se lembrar muito bem de acontecimentos passados.  Ainda diante desse quadro, os exames laboratoriais gerais podem ter resultados normais, mas a tomografia pode mostrar uma atrofia cerebral não compatível com a faixa etária. Bem como também pode se mostrar normal, o que pode ser um quadro de demência reversível por deficiência de vitamina B12. Em todos os casos, o tratamento precisa ser iniciado o mais precoce possível a fim de retardar o avanço da patologia.

Mesmo com o diagnóstico, o Dr. Carlos explica que o apoio familiar é fundamental para o paciente neste momento, que a partir de agora ele não se adaptará mais ao nosso ambiente. “Ao primeiro sinal de piora, deve-se procurar o médico, pois qualquer sinal de infecção pode-se piorar o quadro de demência”, orienta.

As principais atividades recomendadas são as que ativam o cérebro de alguma forma, como palavras cruzadas, xadrez, dama ou quebra-cabeça. Além disso, dentro de casa, é importante que a família se atente a questões que podem provocar um acidente doméstico, tapetes, que devem ser removidos, uso de corrimãos e barras de apoio tornam-se obrigatórios, entre outras questões que podem variar de acordo com o acometimento da doença. 





Hospital Villa-Lobos
www.facebook.com/hospitalvillalobosoficial




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados