Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Comunidade judaica celebra um novo ano



Rosh Hashaná inicia no dia 20 de setembro, com encontros nas Sinagogas. Representantes da Federação Israelita do RS participarão da cerimônia oficial, a partir das 19h, na Sinagoga Sibra


A comunidade judaica de Porto Alegre se reúne ao entardecer da próxima quarta-feira, 20/09, para celebrar a chegada do ano 5778. No Rosh Hashaná (ano novo judaico), as famílias se encontram nas Sinagogas para orações e reflexões sobre o ano que passou. Representantes da Federação Israelita do RS participarão da cerimônia oficial, a partir das 19h, na Sinagoga Sibra (Rua Mariante, 772).

Nesta época, existem costumes e leis do judaísmo que são praticados tradicionalmente. Usam-se roupas brancas que representam a pureza da alma, enviam-se mensagens com os dizeres Shaná Tová U-metuká (um ano bom e doce), acendem-se velas e comem-se comidas que representem o bem, a plenitude e a feliz renovação do ano. Um costume antigo é comer um pedaço de maçã mergulhado no mel – para um ano bom e doce.

Passados 10 dias da celebração do ano novo, a comunidade celebra o Yom Kipur – Dia do Perdão, ao entardecer do dia 29 de setembro, realizando um jejum de 24 horas como forma de devoção e negação do prazer terreno, que é quebrado no final da tarde com um grande jantar em família.

Os Rabinos dizem que a essência do ano novo judaico não é uma ocasião para o excesso e o júbilo incontrolado. Para eles é necessário entrar num momento de reflexão e autoexame. O principal símbolo deste período é o toque do shofar (corneta feita de um chifre de carneiro) que como um alarme, chama à reflexão e à consciência adormecida.


O CALENDÁRIO JUDAICO

O calendário judaico, que é o oficial em Israel e o religioso para os judeus em todo o mundo, foi instituído por Hillel II por volta do ano de 359. Enquanto o calendário gregoriano baseia-se no sol, o judaico é baseado tanto no sol quanto na lua.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados