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sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Aumento dos caracteres do Twitter indicia a necessidade de autoexpressão do usuário



 Especialista em redes sociais faz análise do anúncio do Twitter sobre teste para dobrar o limite de suas publicações para 280 caracteres


Essa iniciativa é uma tentativa do Twitter em alcançar novos usuários, ou seja, combater a estagnação, explica o especialista em redes sociais da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Celso Figueiredo Neto. “É interessante pensar que essa iniciativa inverte a lógica de less is more (menos é mais) ou o discurso de que as coisas estão cada vez mais rápidas, com menos texto e mais imagens. Dobrar o número de caracteres é um modo de dizer que preciso de mais palavras para dizer o que eu sinto”, explica o Figueiredo.


O profissional ressalta que essa mudança sinaliza que o usuário precisa falar mais para capturar cliques e colher curtidas, e nesse caso o Twitter entende que precisa ceder mais espaço para isso, mas com um limite para não perder o seu DNA. “O textão do Facebook indicia a necessidade de autoexpressão do usuário. Ele precisa mostrar seu ponto de vista. Os 280 caracteres podem dar mais espaço para a pessoa contar a história e levar o usuário a clicar no link”, frisa o professor.

A persuasão demanda tempo em qualquer mídia, se você reduzir excessivamente o tempo e espaço de expressão ele vai perder sua capacidade persuasiva e, portanto, cliques de outros usuários, afirma o professor do Mackenzie. “O motor de qualquer rede social são seus usuários. E o que move os usuários nas redes sociais é a capacidade de gerar cliques, que significam apoio, concordância, autoestima. Aumentar o espaço de exposição para o usuário significa dar a ele mais liberdade para exercer sua persuasão”, sintetiza Figueiredo.






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