Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Amanhã é o Dia D da Mobilização Nacional da Campanha de Multivacinação



Campanha de Multivacinação termina na próxima sexta-feira (22)


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo promove neste sábado (16) o Dia D da Mobilização Nacional da Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente.

Ao longo do dia, além da disponibilidade das vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, outros locais como escolas, creches e igrejas irão imunizar contra várias doenças. A ação ocorrerá simultaneamente em todo o território nacional.

De 11 de setembro – primeiro dia da campanha – até as 15h desta quinta-feira (14), foram aplicadas 38.858 doses de todas as vacinas do calendário de vacinação da criança e do adolescente.
        
Dentre os adolescentes de 10 a 14 anos, a vacina mais aplicada foi contra HPV masculino (1.766 doses), seguida de meningocócica C em ambos os sexos (1.178 doses). A meningocócica C foi a mais aplicada em crianças e adolescentes - 5.875 doses (15,1%) -, seguida da pentavalente, com 5.293 (13,6%).

A vacinação é seletiva, ou seja, todas as crianças menores de 7 anos e crianças e adolescentes menores de 15 anos terão a situação vacinal avaliada e os que necessitarem serão encaminhados para a imunização, que é gratuita.

O objetivo da campanha, que terminará na próxima sexta-feira (22), é identificar os não vacinados e/ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta do público-alvo, de acordo com o calendário vacinal. “A medida é fundamental para que possamos melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças que podem ser prevenidas com vacinação. Além disso, a atualização da caderneta de vacinação protege contra muitas doenças que circulam no país e no mundo”, afirma a coordenadora de imunização do município, Maria Lígia Ramos Nerger.

Nos dias úteis, as UBS aplicarão as vacinas durante o período de atendimento das unidades, das 7h às 19h. No sábado, os postos de vacinação atenderão das 8h às 17h.

A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa.

Vacinas que fazem parte do calendário das crianças e adolescentes:

Ø  Crianças menores de 7 anos
·         BCG
·         Hepatite B
·         Pentavalente
·         Poliomielite (Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e Vacina Oral Poliomielite (VOPb)
·         Rotavírus
·         Pneumocócica 10 Valente
·         Meningocócica C Conjugada
·         Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR)
·         Hepatite A
·         Tetraviral (SCR + Varicela)
·         Influenza

Ø  Crianças de 7 anos a adolescentes menores de 15 anos de idade
·         BCG
·         Hepatite B
·         SCR
·         Dupla adulto
·         Poliomielite (VIP)
·         HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos
·         Meningocócica C Conjugada para meninas e meninos de 12 a 13 anos de idade
·         Influenza





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados