Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

8 dicas essenciais para receber bem seus clientes



Luciana Locchi e Cristiane Monte, fundadoras do Clube da Mesa Posta, são especialistas na chamada “Arte do Bem Receber”. Para as empresárias, uma boa recepção pode ser tão marcante quanto receber um presente. Experientes no mercado de eventos e consultoria para logistas, as empresárias também possuem um ecommerce de produtos para mesa posta e uma loja física no clube, onde ministram cursos e workshops para quem quer receber melhor. As especialistas separaram oito dicas básicas para recepcionar bem e conquistar mais clientes.

Confira:

1. Atenda o cliente imediatamente

É muito desconfortável chegar em um lugar e não ser atendido imediatamente. Sem falar, quando não somos bem recepcionados ou simplesmente ignorados. A demora e o mau atendimento continuam sendo os campeões na lista de insatisfação do cliente. Logo, seja cordial e prestativo. Com certeza ele voltará mais vezes ao seu estabelecimento.

2. Cuide da aparência física e do ambiente

Não adianta muito fazer uma ótima abordagem ao cliente se sua aparência não estiver adequada. Higiene pessoal e descrição são sempre bem-vindos. Além disso, deixar o ambiente sempre limpo e organizado também é um ótimo cartão de visitas.

3. Facilite a vida do cliente

Antes de fazer o marketing de seus produtos e serviços, procure ouvir o cliente. Dessa forma, você poderá compreender mais rapidamente as necessidades dele e procurar as melhores soluções imediatamente. Depois de ouvi-lo sim, você pode oferecer as demais opções de serviços. 

4. Organize uma base de contatos

Crie uma base de contatos que contenha e-mail,  telefone, redes sociais e outras informações que você achar relevantes de seus clientes. Com esse banco de dados, você poderá criar campanhas, promoções, enviar newsletter, mala direta, cartões de desconto e muitas outras opções. Criando esses tipos de ações, você estabelece um relacionamento maior entre marca e cliente.

5. Invista em treinamento de equipe

Como foi dito na primeira dica, é fundamental a recepção imediata e de qualidade ao cliente, contudo, oferecer à equipe um treinamento de etiqueta profissional ou atendimento ao cliente, poderá trazer ótimas vantagens competitivas para seu estabelecimento.


6. Comunique-se com os clientes

Pode ser a pergunta mais bizarra do mundo, mas você deve responder tudo que enviarem para os seus canais de relacionamento com cliente. Ignorá-los, por mais simples que seja o questionamento, pode trazer uma péssima imagem para seu negócio. No pós-venda é que você prova, realmente, a eficácia de seus serviços.


7. Faça ações de Marketing Sensorial

Além de uma estratégia para vendas, o Marketing Sensorial é uma excelente ferramenta de atendimento. Com ela, você permite ao cliente várias possibilidades de contato com o produto por meio da visão, audição, olfato, tato e paladar. Por mais simples que seja, uma estratégia de Marketing Sensorial bem elaborada, pode ter um impacto extremamente positivo, especialmente no humor dos consumidores. 

8. Faça pesquisas de satisfação

Monitorar a satisfação do seu público é uma ótima forma de ter um feedback sobre sua marca. Abuse dos canais de sugestão dos clientes, bem como ferramentas de pesquisas e métricas de satisfação. Em seu estabelecimento, deixe à disposição dispositivos que permitam avaliar o atendimento. Monitorar as notícias da sua marca por meio da mídia e redes sociais também é uma excelente forma de medição.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados