Pesquisar no Blog

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Você sabe o que fazer em casos de acidentes com cargas tóxicas?



Especialista do Hospital 9 de Julho orienta quais os cuidados devem ser tomados em situações como as de acidente com cargas tóxicas; vazamento de produtos químicos durante o transporte em estradas são relativamente comuns


Nos últimos *10 anos foram registrados mais de dois mil acidentes com cargas tóxicas nas principais vias do Brasil. Segundo o Dr. Renato Poggetti, cirurgião especialista em trauma e coordenador do Centro de Trauma do Hospital 9 de Julho, a identificação correta do produto químico e socorro às vítimas são determinantes para salvar vidas: “O atendimento imediato é fundamental para aumentar as chances de vida”.

O médico lembra que pessoas que têm o primeiro contato com o acidentado precisam tomar algumas atitudes. “Assim que acontece um acidente, deve-se chamar o atendimento pré-hospitalar. Enquanto ele não chega, é importante ter alguém que tenha noções de primeiros socorros para ajudar o acidentado”. Alguns pontos são determinantes no momento do acidente:·  

       Manter a calma – é uma situação delicada, mas que exige toda tranquilidade do socorrista. Enquanto a vítima está nervosa, o papel das pessoas ao redor é acalmá-la até o socorro especializado chegar.

·         Estar em segurança – saber identificar o produto tóxico do acidente é importante para manter o acidentado e o socorrista em segurança. É indicado, sempre que possível, o uso de luvas e máscaras para evitar o aumento da contaminação.

·         Conter sangramentos – caso a vítima esteja sangrando, estancar o sangramento é o primeiro passo para evitar hemorragias. Não é recomendado, porém, movimentar o paciente para evitar lesões.

·         Detalhes do acidente – assim que o atendimento pré-hospitalar chegar ao local, deve-se informá-los qual foi o histórico até aquele momento e o que já foi feito como primeiros-socorros.

A legislação vigente determina que todos os veículos que transportam cargas tóxicas devem conter informações que facilitem a identificação dos produtos transportados.  Para o Dr. Poggetti, identificar o tipo de carga que causou o acidente é primordial: “Cada produto tem uma particularidade e essa informação faz toda a diferença no tratamento”.

Listamos abaixo algumas substâncias químicas e como identificá-las no caso de acidentes tóxicos:

Produto explosivo - são subdivididos em níveis de explosão em massa até pequenas explosões.

Gás não inflamável – são produtos tóxicos e que podem causar asfixia caso sejam inalados.

Gás inflamável – gases que se tornam mais perigosos em contato com o ar causando maior propensão a incêndios.

Substância sujeita a combustão espontânea – substâncias que podem causar combustão espontânea e, que em contato com a água, emitem gases inflamáveis.

Oxidante – produtos que podem liberar oxigênio e causar incêndios ou alastrá-los.

Produto radioativo – material que pode emitir radiação.

O especialista Dr. Poggetti explica que caso a contaminação aconteça por produtos radioativos ou que possam contaminar outras pessoas ao redor, é necessário o atendimento por uma equipe especializada: “O paciente é levado para uma área destinada a descontaminação. O profissional de saúde que vai acompanhá-lo deve usar roupas especiais para se proteger e evitar que o produto seja levado para fora daquela sala”.
É importante seguir estas orientações quando houver acidente com cargas tóxicas. Assim, é possível diminuir o risco de contaminações e de sequelas em quem foi atingido.





Fonte:http://www.cetesb.sp.gov.br/2017/02/03/regis-e-a-rodovia-com-mais-acidentes-com-cargas-toxicas-aponta-cetesb/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados