Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Região Sul possui a menor concentração de analfabetos do país, segundo levantamento da UnitFour



Estudo indica interesse de compra em e-commerces e afinidade com serviços de crédito pessoal, além de estimar escolaridade e classe social da região 


A UnitFour, empresa fornecedora de dados para o mercado, realizou um levantamento sobre a região Sul, a menor do Brasil e que corresponde a 6,76% do território nacional. População dividida por gênero, interesses em obter crédito pessoal e empréstimo bancário, e escolaridade foram alguns dos pontos analisados.


Gêneros

O estado com mais habitantes é o Paraná, seguido por Rio Grande do Sul. Santa Catarina fica em último lugar, possuindo a menor concentração de pessoas. Segundo o estudo, a população do Sul é 51% feminina e 48% masculina, sendo dividida da seguinte forma: 25% dos paranaenses são mulheres e 23% são homens e os gaúchos representam 21% e 18%, respectivamente. Já os catarinenses têm maior equilíbrio, com 6% de ambos os gêneros. 


Grau de Escolaridade e Classe Social

O levantamento revelou ainda que essa região possui a menor concentração de analfabetos do país, com uma taxa de 12%. Além disso, é o segundo melhor colocado na quantidade de pessoas com o ensino superior completo, ficando atrás apenas do Sudeste. Analisando os graduados em cada estado, a empresa constatou que o Paraná conta com o maior número de pessoas com ensino superior completo (49%), seguido pelo Rio Grande do Sul (37%) e Santa Catarina (14%).

Ao abrigar grande parte da população com o ensino básico, o Sul é composto por pessoas das classes A e B, divididas em 17% e 20%, respectivamente. A classe C representa 16% da população e a D, 10%. Apenas 13% não tiveram a classe social identificada.


Afinidades financeiras

A pesquisa detectou que a localidade possui um dos maiores índices de interesse em efetuar compras on-line, obter empréstimos bancários e crédito pessoal, conforme tabelas:
 

É importante destacar que as informações foram levantadas pela base de dados da UnitFour, que por meio de cálculos de estatística, estimou a representatividade e o impacto das informações em cenário nacional, porém que não têm relação com as fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Em um comparativo direto, a região Sul possui o segundo maior interesse em crédito pessoal, ficando atrás apenas do Sudeste, que concentra 53% das pessoas com afinidade nesse tipo de transação financeira. Na sequência, vêm o Nordeste (15%), Centro-Oeste (9%) e, por último, o Norte (5%).




UnitFour



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados