Mesmo com a crise
econômica que alastra o país, o mercado de vendas está sempre em
movimento e apresenta muitas oportunidades comerciais e também profissionais.
Afinal, independentemente do cenário, as empresas precisam vender seus produtos
e serviços e têm na área de vendas o único meio para trazer receita concreta,
enquanto todas as outras áreas demandam gastos e investimentos.
Mas como se tornar um
vendedor profissional? Para atuar na área, não é preciso ter uma graduação, até
porque não temos universidades com cursos voltados para essa carreira. Porém é
preciso – e muito - buscar treinamento e formação em escolas especializadas em
fornecer conteúdo e, principalmente, ferramentas práticas, onde se obtém
capacitação sobre os quatros pilares fundamentais
para sustentar a carreira do vendedor: Indicadores de Resultados, Processo de
Vendas, Competências em Vendas e Fatores Motivacionais.
Como encontrar o seu
espaço dentro de uma equipe comercial? A área de vendas precisa bater metas, as
empresas precisam vender para alavancar ou para manter os resultados e, para
isso, todas elas possuem uma área de vendas, em qualquer que seja o segmento.
Ou seja, as equipes comerciais sempre vão precisar do vendedor e o leque de
atuação segue muito grande para ele.
Além disso, a relação com
clientes dá espaço a profissionais dos mais diversos perfis, como os vendedores hunters (caçadores), qualificados
para conquistar novos clientes, e os farmers (fazendeiros), treinados
para rentabilizar a carteira e vender mais para o mesmo cliente. Esses são
apenas dois exemplos de atuação na área comercial, que, inclusive, têm níveis
de esforço diferentes e requer habilidades distintas.
E por que apostar em
seguir carreira no mundo das vendas? Embora pouca gente acredite, há mais
vendedores ricos do que médicos ricos. Um bom vendedor, com certa experiência e
ocupando um cargo de especialista com muitos resultados, chega a receber mais
de R$ 10 mil apenas de salário fixo, sem falar nas comissões e bonificações.
Essas, aliás, estão entre as principais vantagens da profissão, já que ele se
torna responsável por sua remuneração, por definir o próprio salário de acordo
com o seu desempenho.
O momento de retração da
economia pode ser a oportunidade perfeita para iniciarmos uma carreira,
buscarmos capacitação para nos firmarmos na empresa ou mesmo para nos
reencontramos dentro da profissão. Especialmente para os bons vendedores, as
equipes comerciais sempre terão as portas abertas e serão capazes de
proporcionar uma trajetória de sucesso. Pense nisso e aposte no mundo das
vendas!
Mário Rodrigues -
diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) - http://www.ibvendas.com.br
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