Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de agosto de 2017

O inverno e os problemas respiratórios em cães e gatos



Dra. Carla Coiro, médica veterinária da Vetnil, dá dicas de como cuidar dos pets na época mais fria do ano


Os cães e os gatos também sofrem com o inverno, sendo mais susceptíveis a problemas respiratórios porque o ar frio que entra nos pulmões, neste período, diminui a imunidade e aumenta as chances de contaminação por agentes infecciosos. A médica veterinária da Vetnil, Dra. Carla Coiro, explica a importância de ter alguns cuidados com os pets nesta época do ano. “Além de fornecer uma manutenção nutricional adequada, use suplementos com ação antioxidante, capazes de melhorar as defesas naturais do animal. Para os banhos, utilize sempre água morna, seguindo de secagem das pelagens, nunca deixando o animal úmido, e diminua a frequência caso o pet for muito jovem ou idoso. Utilize roupas para proteção e sempre que sair para um passeio, escolha os períodos mais quentes do dia, evitando o contato direto do animal com o piso muito frio, vento e friagem”, destaca. 

No frio, os pets também tendem a procurar ambientes menos arejados e aglomeram-se na tentativa de se aquecer, aumentando a chance de contaminação. “Para prevenir o contágio e a proliferação dessas doenças, recomenda-se higienizar com frequência os espaços que seu pet circula e dorme, de preferência com detergentes. A vacinação preventiva é outra medida eficaz para o combate das doenças virais”, complementa Dra. Carla.

Mas, fique atento! Se observar sintomas como apatia, tosse, secreção nasal e ocular, alteração na postura, emagrecimento, dificuldade respiratória ofegante e língua com coloração azulada, seu pet pode estar acometido com algum tipo de enfermidade pulmonar. Algumas raças têm mais propensão a sofrerem com o frio e são mais sensíveis à doenças do aparelho respiratório, como cães shih-tzu, pug, bulldog, além dos gatos siameses e persas. “Aos primeiros sintomas, procure um médico veterinário para que, por meio de uma avaliação, ele possa indicar o melhor tratamento e os cuidados a serem tomados de acordo com as causas da doença, que podem ter origem viral, bacteriana, alérgica, parasitária, entre outras”, ressalta a médica veterinária da Vetnil.


DICA VETNIL

Nutralogic
Suplemento rico em nutrientes com ação antioxidante, indicado para as diversas fases da vida dos animais. Sua apresentação em comprimidos palatáveis facilita muito a administração para cães e gatos. Suplemento indicado para cães, gatos contendo nutrientes como Ácido Linolênico (Ômega 3) e Ácido Linoléico (Ômega 6). É indicado para filhotes que não ingeriram colostro suficientemente, animais idosos, fêmeas gestantes e lactantes, animais com estado nutricional não adequado ou submetidos a condições de estresse, tais como transporte e vacinação. Frascos contendo 60 comprimidos e potes de 100 g.

Mucomucil Xarope é um mucolítico, indicado para animais que apresentem patologias respiratórias caracterizadas pela presença de secreções mucóides e mucopurulentas (catarro), tais como broncopneumonia, bronquites (aguda, subaguda e crônica), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), influenza, garrotilho, atelectasia por obstrução mucosa, entre outras. Também é indicado como coadjuvante nas terapias antibióticas das afecções pulmonares. Em pequenos animais pode ser usado como terapia para intoxicação por Acetaminofeno (Paracetamol). Indicado para cães e gatos. Frascos de 50 ml e 500 ml.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados