Pesquisar no Blog

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Meditação ajuda a lidar com situações comuns do dia a dia



Insônia, depressão, ansiedade e estresse podem ser controlados com meditação guiada


O dia a dia de qualquer pessoa é repleto de pequenos desafios que ditam o ritmo e a qualidade de vida. Matar um leão por dia cansa e às vezes precisamos de uma ajuda para conseguir seguir esse ritmo acelerado que a rotina nos impõe. Mas a quem recorrer? Receber um conselho de amigos e familiares é bacana, mas não diminui o peso que a vida exerce em nossas costas.

meditação tem como objetivo diminuir a intensidade dos pensamentos até o mínimo possível, chegando muito próximo do pensar em nada, ou mesmo direcionando para um pensamento específico, o que produz uma profilaxia mental, servindo para a manutenção cerebral. A prática é recomendada a todos que desejam ter uma mente harmonizada e equilibrada, podendo assim extrair o máximo da capacidade cerebral diariamente.

Veja situações cotidianas que a meditação se apresenta como uma aliada:


·         Insônia: só quem termina o dia exausto e não consegue pregar os olhos sabe como a insônia é desesperadora. Dormir é uma necessidade básica do nosso organismo e o sono passa a ser boicotado pelas preocupações, ansiedade ou por qualquer outra demanda do externo. Contar carneirinhos não adianta, mas a meditação entra como ferramenta eficaz no combate da insônia, pois promove o relaxamento e conexão com o presente.


·         Depressão: segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão. Além disso, a Organização projeta que em 2030 a depressão será o mal mais prevalente do planeta, à frente do câncer. Acordar sem energia pela manhã, ter pensamentos negativos em excesso, nunca se sentir feliz, falta de vontade para realizar atividades do dia a dia, isolar-se com frequência são alguns sinais dados por pessoas depressivas.

A depressão é uma doença que tem tratamento, que deve ser feito com acompanhamento de um médico psiquiatra e um psicólogo, e pode ser controlada a fim do paciente ter uma vida social ativa e comum por meio de terapias alternativas, como a meditação que proporciona relaxamento e autoconhecimento.


·         Ansiedade: a ansiedade está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, prova disso é que cerca de 23% dos brasileiros passa por algum quadro de transtorno ansioso em algum momento da vida, aponta um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). O ansioso normalmente está com a mente no futuro, por isso a mudança de hábitos é essencial. Conectar-se com o presente por meio da meditação ou de pequenos exercícios rotineiros é uma forma efetiva de controlar a ansiedade. Esvazie a mente e concentre-se no presente.


·         Estresse: situações cotidianas como trânsito, filas no banco ou algo que sai do planejamento é motivo para muito nervoso? A meditação tem eficácia no relaxamento e autorreflexão. Pratique-a todos os dias antes de começar o dia e sentirá o impacto no controle do estresse diário.


·         Desemprego: cerca de 14 milhões de pessoas lidam com o desemprego e o futuro incerto. Quem ainda tem sua vaga garantida em alguma empresa sente-se ameaçado pelo fantasma que assombra boa parte dos brasileiros em uma das maiores crises enfrentadas nas últimas décadas. A situação coloca os nervos de qualquer pessoa à flor da pele, o que compromete o desempenho em entrevistas de emprego e na resolução de problemas diários. Com objetivo de desacelerar e proporcionar clareza e racionalidade na resolução das questões relacionadas ao desemprego, a meditação apresenta-se como alternativa eficaz.

A resolução de todos os problemas está em nossas mãos, mas a meditação é uma ferramenta aliada da mente que proporciona autoconhecimento, reflexão e relaxamento que são características fundamentais para a tomada de decisão e mudança de vida.





Pantrus





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados