Pesquisar no Blog

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Médico fala sobre fatores fundamentais para saúde mental



Tema foi abordado durante palestra realizada em Bento Gonçalves pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES)


A preocupação com a saúde mental dos jovens foi o tema central da Caravana AMRIGS, realizada na sexta-feira (04/08), em Bento Gonçalves. O coordenador de Saúde Mental do Governo do Estado, Luiz Carlos Illafont Coronel, detalhou para o público, formado por médicos da cidade e região serrana, os fatores de risco comuns a esse tipo de paciente.

- Os aspectos psicopatológicos e o uso de drogas estão entre as características mais comuns. Cerca de 90% dos suicidas tem uma depressão grave não tratada ou tratada de modo insuficiente. Já as drogas e o seu uso frequente, está associada à tentativa ou aos casos de suicídio que poderiam ser evitados – disse.

Os médicos exercem, muitas vezes, liderança na comunidade e, por essa razão, a abordagem do assunto faz-se relevante, segundo o especialista. Além do público presente, participaram profissionais de todo o país, através de uma transmissão on-line.

A Caravana AMRIGS promove a luta pela conscientização da importância dos cuidados com a saúde mental através da campanha “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!”. As ações estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), através de debates em diversas regiões do estado. Interessados em agendar uma edição em seu município.



Francine Malessa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados