Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Inverno, seca e os problemas respiratórios: o que você precisa saber



O próprio clima frio favorece o aparecimento das doenças, além de ser uma época em que as pessoas se concentram mais em ambientes fechados, aumentando o problema. Em regiões mais secas como Brasília, o clima ainda se torna mais um agravante. É a época quando os hospitais ficam cheios, crianças e idosos são os mais vulneráveis. Abaixo, esclarecemos algumas dúvidas que podem te ajudar a ficar longe dos problemas.
O que é resfriado?
O resfriado comum é uma infecção viral e benigna do trato respiratório superior, que afeta principalmente o nariz e a garganta.
Qual a causa do resfriado?
Mais de 200 vírus podem causar o resfriado, todos eles são de transmissão respiratória, o que torna o contágio extremamente eficaz.
Como se pega resfriado?
Os vírus do resfriado entram no corpo por meio da mucosa da boca, olhos ou nariz. O mais comum é se levar a mão contaminada ao rosto. 
O frio faz com que pessoas fiquem mais aglomeradas em lugares sem ventilação. Essa proximidade facilita a transmissão. No frio também costumamos ter um pouco de corrimento nasal, que pode ser o veículo para a passagem dos vírus de pessoa a pessoa.
Quais são os sinais do resfriado?
Os sinais mais comuns do resfriado são:
·         Congestão nasal;
·         Corrimento nasal claro como água;
·         Garganta irritada e com dor;
·         Espirros;
·         Febre geralmente baixa, que pode ocorrer em crianças pequenas;;
·         Adultos e crianças maiores não têm febre.
Como é o tratamento?
Os medicamentos geralmente tratam os sintomas que podem causar desconforto, como nariz entupido, tosse seca, corrimento nasal ou dor de garganta.
De acordo com a otorrinolaringologista da Cliaod e do Hospital Universitário de Brasília Claudia Maggy Faulstich Alves, na maioria dos casos, os sintomas do resfriado passam em uma semana. “Se o resfriado durar mais de sete dias, é importante passar por avaliação médica para excluir a possibilidade de infecção nos seios paranasais ou seios da face, alergias ou outro problema de saúde”, explica a otorrinolaringologista. 
Como se dá a prevenção?
Lavar frequentemente as mãos, procurar ter uma alimentação balanceada e tomar bastante água.
E o vírus h1n1 o que causa?
O vírus h1n1 causa gripe. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são mais vulneráveis. Após os sintomas, o tratamento deve iniciar em 48 horas, com orientação médica. Além da vacinação, é importante lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas.

 
Dra. Claudia Maggy - Formada em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, com residência médica em Otorrinolaringologia pelo Hospital Universitário de Brasília, HuB. Foi professora visitante da Universidade de Brasília e atuou no Hospital de Base e na Procuradoria Geral da República. Hoje, é sócia e atende na Cliaod e também no HuB. Na Cliaod, sua especialidade é Rinologia e Cirurgia de Estética e Funcional do Nariz. Também é membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética da Face.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados