Acesso a
smartphones e redes 3G vem propiciando o crescimento dos marketplaces
Há
uma década, a internet já estava inserida na vida das pessoas. Troca de
e-mails, redes sociais e os sites de buscas ganhavam espaço no dia a dia, mas
ninguém imaginava a possibilidade de contratar um pedreiro, alugar imóveis,
agendar uma carona ou hospedar o animal de estimação por meio de um simples
aparelho como o celular e com apenas alguns toques na tela touch. Por meio do
uso de aplicativos móveis, cada vez mais a forma de consumir produtos e serviços
e se comunicar vem se transformando. Segundo dados do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), menos da metade da população com acesso à
internet tinha um telefone celular em 2005. Esse número aumentou 147% em 2015.
Hoje, 242 milhões de brasileiros possuem assinatura de linhas móveis, segundo
relatório da Anatel.
As
startups têm papel fundamental na mudança do comportamento do internauta. Elas
vieram para solucionar e agilizar todos os processos que antes demandavam
tempo, inovar o mercado de bens e serviços online, fomentar o empreendedorismo,
conectar um número cada vez maior de pessoas, e incentivar as economias
colaborativa e compartilhada. Com a criação dos aplicativos com plataformas
cada vez mais simples e intuitivas, as pessoas vêm, aos poucos, mudando o
comportamento na hora de usar a internet e aderindo aos smartphones.
O
GetNinjas, aplicativo que conecta clientes a
prestadores de serviço, vem mudando a forma de contratar um profissional
autônomo. São cerca de 250 mil pessoas cadastradas em busca de clientes e 2
milhões de pedidos feitos ao ano. Hoje, quem divulga o trabalho usa
exclusivamente o aplicativo, enquanto mais da metade dos clientes faz pedidos
por meio do celular. Além disso, a simplicidade da plataforma faz com que a
geração que nasceu antes da internet tenha mais acesso a essa tecnologia. Cerca
de 9% dos profissionais de Consultoria, 7% de Saúde, e 6% de moda e beleza são
da terceira idade.
Até
a forma de pegar carona ficou mais fácil com a ajuda do celular. Na BlaBlaCar, serviço de caronas digital, o
Brasil é o país com maior volume de uso por meio de smartphones. Tanto para
quem deseja reservar ou anunciar uma carona, 85% dos brasileiros cadastrados
preferem usar o aplicativo ou fazer a conexão via site por celular, do que pelo
computador. Hoje, somam 30 milhões de downloads em Android e IOS e 45 milhões
de usuários nos 22 países de atuação da plataforma . Para 2017, a previsão é de
quadruplicar este resultado.
Para
quem possui animais de estimação e precisa ficar um período fora de casa, DogHero, plataforma digital de hospedagem
que possibilita o encontro de pessoas com disponibilidade em receber e cuidar
de seu cão, facilita a conexão entre anfitriões e donos de cães, que economizam
em média 60% em relação aos hotéis tradicionais. Com mais de 300 mil inscritos,
o celular é a plataforma mais utilizada com mais de 60% das hospedagens fechadas
por meio dele, e já foram feitos mais de 200 mil downloads do aplicativo em
Android e IOS.
A busca e anúncio de
imóveis também transcenderam o tempo e deixaram de ser feitas pelos
tradicionais jornais de papel para o meio online. Na VivaReal, plataforma digital que conecta
imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um
imóvel, registrou um crescimento de 33,15% nos acessos feitos por celular entre
o 1º semestre de 2016 e o mesmo período de 2017. Mais 1,6 milhões de pessoas já
baixaram o aplicativo em seus smartphones. Pelo app, é possível agendar visitas
online e visualizar todos os pontos de interesse que existem ao redor navegar
no mapa do imóvel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário