Cada vez mais pessoas estão contratando seguros no
Brasil, conforme as estatísticas da Confederação Nacional das Seguradoras
(CNseg). As crises política e econômica e o aumento da violência afligem os
brasileiros, mas servem de combustível para as corretoras de seguro inovarem
nas estratégias para atrair mais clientes. Em 2016, quem contratou seguro teve
acesso a indenizações, benefícios, resgates e sorteios no valor global de R$
121,6 bilhões – veja os dados da CNseg mais adiante.
A personalização dos seguros para atender nichos
específicos de consumidores, coberturas extras de bens e capacitação dos
corretores são exemplos de iniciativas desse mercado.
Brasileiro mais preocupado em proteger vida e
patrimônio
As corretoras enxergam que cada vez mais o
brasileiro está preocupado em proteger sua vida, seu patrimônio e também
garantir uma renda futura, por meio do seguro. A Corretora de Seguros
Bancorbrás, por exemplo, exibe em sua carteira uma variedade de planos
aderentes a essas estratégias, como: seguro residencial com cobertura para
bicicleta, seguro para festas, seguro de vida para portadores de diabetes
ou produtos específicos voltados para mulheres e praticantes de esportes
radicais.
Seguro permite ‘pensar no futuro’ de forma
planejada
Segundo Alessandra Monteiro, Gerente Executiva da
Corretora de Seguros Bancorbrás, o objetivo das corretoras é reforçar a
mensagem ao público de que há a opção vantajosa de “pensar no próprio futuro”
tendo respaldo na contratação de um ou mais planos de seguro. “Contratar um
seguro não deve ser encarado como uma despesa. É um exercício financeiro em que
é possível planejar a contratação de acordo com a capacidade de pagamento de
modo a resguardar qualquer um de nós em momentos críticos, afirma Luiz Carlos.”
A Corretora de Seguros Bancorbrás também investe
continuamente na capacitação dos Consultores, todos com certificação técnica
pela Funenseg (Escola Nacional de Seguros), para prestarem orientações aos
consumidores interessados em saber mais sobre as proteções tradicionais e
inovadoras no mercado.
Crescimento na venda de seguros em 2016
A estratégia da Corretora de Seguros Bancorbrás
guarda relação com o desempenho do setor em âmbito nacional em 2016. No ano
passado houve crescimento na contratação de seguros em segmentos como o de
“vida individual” e “acidentes pessoais” (27,4%) e também no de “previdência
privada” (21,9%). Segundo o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras
(CNseg), Marcio Coriolano, este desempenho positivo teve como um dos
motivadores a postura mais preventiva e preocupada das pessoas em garantir uma
renda no futuro para si ou seus familiares.
Segundo a CNseg, o mercado de seguros, sem
considerar o ramo de saúde, teve expansão de 9,2% em 2016 sobre os resultados
de 2015, totalizando R$ 239,3 bilhões em prêmios, segundo dados da Susep.
No ano passado, o setor de seguros pagou R$ 121,6
bilhões em indenizações, benefícios, resgates e sorteios, um crescimento de
7,6% ante 2015. Já as chamadas reservas técnicas, recursos que as seguradoras
acumulam para fazer frente a essas obrigações, alcançaram R$ 785 bilhões,
aumento de 19,3%, na mesma base de comparação.
DICAS PARA CONTRATAÇÃO DE SEGUROS
Os especialistas em seguros listam algumas dicas
para o consumidor ser bem-sucedido na hora de contratar um ou mais seguros.
Confira algumas:
- é importante lembrar que é fundamental que o
segurado tenha o apoio de um corretor de seguros habilitado pela Susep.
Este profissional é capacitado para indicar as opções de planos adequados a
cada perfil de cliente, além de orientá-los sobre outros produtos
complementares.
- se a contratação ocorrer diretamente por meio de
uma corretora de seguros, o consumidor deve se informar se a empresa em
questão é habilitada pela Suspep. O consumidor deve evitar fechar
negócio com empresas não habilitadas, pois estas não seguem as regras de gestão
financeira e nem oferecem garantias de reservas para o pagamento dos valores
contratados.
- muita atenção às corretoras on-line,
que proliferaram nos últimos anos. Neste modelo, não há contato da corretora ou
do corretor durante o processo de contratação. Assim, aumentam os riscos de
erros por parte do cliente e de problemas para o eventual recebimento de
valores em caso de sinistro.
- o consumidor não deve esconder ou dar informações
incompletas ao corretor de seguros. Do contrário, estará sujeito a não receber
o pagamento dos valores contratados quando algum evento negativo (chamado
“sinistro”) ocorrer.
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