O comportamento no ambiente de trabalho é muito importante. Na
maioria das vezes, passamos mais tempo em nossas atividades profissionais
do que com nossa família, o que aumenta as possibilidades de acomodação,
rotina, irritação, entre outros problemas. A nossa tendência é a de
"empurrar com a barriga" e tornar hábitos determinadas rotinas
do nosso cotidiano profissional. Você já parou para avaliar se você está
rendendo tudo o que pode na sua atividade?
Sem dúvidas não é um avaliação fácil, mas caso a resposta seja
negativa é necessário encontrar maneiras de transformas as dificuldades em
oportunidades para o desenvolvimento de sua carreira. As mudanças interiores e
exteriores dependem da inteligência - emocional e racional - para se
materializarem em resultados. Então, o primeiro passo é avaliar como você
poderia render melhor.
Se você é uma pessoa negativa, o primeiro passo é tirar a palavra
dificuldade de seu dicionário pessoal e profissional. Não existe nada que não
possa ser mudado. Basta dar o primeiro passo. Certamente, se você não transmite
boas energias, não receberá uma carga de ânimo para exercer suas atividades.
Mude hábitos, comece agora.
E todo trabalho certamente tem uma remuneração. Se você paga as
suas contas, a notícia que tenho é que o seu cliente é uma pessoa. Apenas
pessoas pagam pessoas. Você lida com alguém, não tem como fugir disso.
“Ah, mas trabalho como distribuidor e não tenho contato com o
cliente final”. Neste caso, o seu cliente (distribuidor) é a pessoa que paga o
seu salário.
Quer fazer um teste para autoavaliar o seu serviço, seja ele qual
for?
Imagine que você foi contratado por uma pizzaria para levar as
pizzas até as mesas. Já que vai levar as pizzas, pode levar também as bebidas.
Quanto tempo você demoraria para ser demitido ou se demitir?
Quando o cliente disser: quero a de mozarela, mas sem azeitonas,
sem borda, com queijo ralado por cima e uma suave crocância na mordida. Te
irritou só de pensar? Então repense sua inteligência emocional.
E quando o cliente disser que não era assim, que tem que voltar a
pizza para o forno, que a bebida falta uma pedra de gelo, que o limão era pra
ser cortado à francesa? E se o cliente se irritar?
Essas cenas geraram qual emoção em você? Raiva? Tranquilidade?
Teve vontade de bater? Achou “normal”?
Esse simples exemplo faz refletir e traz uma forma eficaz de saber
se você precisa de mais autoconhecimento e desenvolvimento. A acomodação e a
rotina podem estar travando as possibilidades de transformação em sua carreira
ou atividade.
A boa notícia é que existem treinamentos específicos para mudanças
de hábitos e comportamentos.
Importante ressaltar que todos podemos e devemos ser líderes em
nossa ações e atividades, sejam elas pessoais ou profissionais. Principalmente
neste momento econômico e político que atravessamos, precisamos nos avaliar,
desenvolver e transformar todos os dias, meses. É preciso encontrar novas
maneiras de navegar, pois os oceanos estão mudando de rota de forma constante.
Tália Jaoui - Master Coach Trainer pela
Prime Talent Brasil, formada em Psicologia pela PUC-SP e sócia-fundadora da
DHUMA T&D. Autora dos livros “Quando! Quando… Quando?” e “A Revolução do
Coaching”. É Co-autora dos livros “A Elite do Coaching” vols I e II. Atua
também como palestrante comportamental
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