Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Clareamento Vaginal é discutido em Congresso



A busca pela beleza tem como finalidade principal: elevar a auto-estima e que a sensação de bem estar ocupe a mente e a alma. Nada melhor que sentir-se bonita e confiante e isso vale também para as áreas íntimas. Já foi o tempo que, além do preconceito, as mulheres não davam importância a essa área tão fundamental da saúde da mulher: a genitália feminina. E estar bonita, não é necessariamente para mostrar aos outros, mas estar bem consigo mesma!

Por isso, cada vez mais há mulheres que procuram métodos de estética íntima. A dra. Marisa Patriarca, ginecologista da Universidade Federal de São Paulo orienta que os tratamentos estéticos nessa região devem ser feitas com cuidado, com médicos especializados e com avaliação individual para cada paciente. Algumas pacientes se queixam do escurecimento dos grandes lábios e virilha . Quando isso acontece, deve se afastar o uso abusivo de depilação, uso de produtos que irritam o local, fricção constantes como o caso de atletas que usam bicicletas. Há casos em que o clareamento pode ser feito apenas com cremes ou com peeling químico, que é o uso de ácidos glicólicos e ácido mandélico, mas há pacientes onde o laser é o método mais eficaz para clarear essas áreas. Outra aplicação do laser é o resgate da juventude vaginal com a melhora da elasticidade e da umidificação. O método também pode ser utilizado no tratamento da incontinência urinária. 

A flacidez e a perda da juventude da vagina é um incômodo e é uma queixa frequente de pacientes no consultório, normalmente, mulheres na fase do climatério. Há grandes evidências científicas dos benefícios do laser na vagina nessa etapa da vida feminina. Mas atenção, o médico deve indicar medicação anterior ao laser, à pacientes com histórico de herpes. Uma vez que ele baixa a imunidade local e pode assim contribuir para que o vírus retorne. 

O uso do laser também permite a produção de colágeno o que deixa a região com uma aparência mais jovem e renovada. A dra Marisa Patriarca é uma das palestrantes sobre o tema no XXII Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do estado de São Paulo que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Hotel Transamérica em São Paulo.





Dra. Marisa Patriarca - ginecologista e obstetra. Professora de ginecologia do curso de pós-graduação da Unifesp. Tem mestrado e doutorado pela Unifesp. É médica assistente doutora e coordenadora do Setor Multidisciplinar de Pesquisa em Patologia da pele feminina do Departamento de Ginecologia da Unifesp. Chefe do Setor de Climatério do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo ( IAMSPE).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados