Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Banco de sangue precisa de doadores tipo O para aumentar segurança no atendimento neonatal



 O título, que pode soar sensacionalista à primeira vista, infelizmente traduz a realidade dentro das emergências médicas neonatais. Isso porque esse tipo sanguíneo, tanto o RH positivo quanto o negativo, é o único que pode ser utilizado em bebês de até seis meses, quando uma transfusão é necessária. Para exemplificar essa necessidade, um bebê prematuro recebe de uma a quatro unidades de concentrado de hemácias durante o período de internação. 

Por um protocolo médico obedecido em todo o mundo, recém-nascidos A, B, AB ou o próprio O+ sempre recebem sangue O+ ou O- (este último doador universal). Bebês A, B, AB ou O negativo só recebem sangue O – para evitar qualquer tipo de reação transfusional. Manter, então, estoques seguros destes dois tipos de sangue é de extrema importância, e o Banco de Sangue de Ribeirão Preto está chamando doadores que sejam O + e O – para que os estoques subam e se garantam seguros para os 20 hospitais e cinco maternidades atendidos pela unidade em Ribeirão e região. Doar é simples, rápido e seguro. Cerca de 15 minutos e uma leve picada indolor (há a possibilidade do uso de anestésico) já são suficientes para ajudar a salvar a vida de até três pessoas por meio dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e crioprecipitado.

Os interessados em doar precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estarem acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem fez endoscopia deverá aguardar seis meses após a realização do procedimento.


Sobre o Banco de Sangue de Ribeirão Preto

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Amadeu Amaral.  Para mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados