Pesquisar no Blog

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

30% das crianças no mundo não atingem plena capacidade por falta de incentivo; ONG internacional mobiliza evento para alertar opinião pública



Encontro de digital influencers promovido pela Visão Mundial visa mobilizar população sobre a importância do brincar na primeira infância


A brincadeira é a ferramenta que as crianças utilizam para conhecer a si mesmas e o mundo que as cerca. Na primeira infância, entre 0 a 6 anos, essa prática é essencial para um bom desenvolvimento e segundo a Unicef, cerca de 30% das crianças no mundo não atingem sua plena capacidade por falta de incentivo. Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira sobre a importância do brincar e a influência dessas ações nos primeiros anos de vida da criança, a Visão Mundial articula em São Paulo, no dia 22 de agosto, terça-feira, às 9h, um encontro com mães blogueiras. A articulação faz parte da campanha da ONG que marca o dia 12 de outubro - Dia das Crianças. 

O brincar é reconhecido como aspecto fundamental no desenvolvimento infantil; o cérebro nesta fase é duas vezes mais ativo do que o de um adulto. E para criar essa rede de informações, a criança precisa aprender e experimentar novas possibilidades, aumentar as relações sociais, elaborar autonomia de ação e organizar emoções. 

Visto essa necessidade de interação e incentivo, a Visão Mundial promove um café da manhã, na capital paulista, com mães que têm interesse no mundo infantil e que usam a internet para falar sobre o assunto. O principal objetivo é que essas mães blogueiras possam ser embaixadoras desta campanha, divulgando a importância de tratar desse assunto nas famílias brasileiras. 

O evento reúne blogueiras e youtubers como Cacau Prado, do blog Mom2be; Lily Fontana, do vlog Casa da Lily; Lays Tateno, do vlog Clubinho Materno; Renata Costa, do blog For Mães; Nívea Godoy, do blog Mil Dicas de Mãe; Gaby Roth, do blog Gaby Roth; Karen Bussacarini, do vlog Mamãe de Casa; Priscila Kotzent, do blog Mundo Mommy, Carol Baldin, sócia fundadora do Instituto Mãe; Marina Pardo, do blog Mãe de menina É Assim; e Carolini de Souza, do instablog Mundo de Maria Fernanda. Dentro da programação, a cientista social especialista em Educação Infantil, Fernanda Kivitz, fará um bate-papo sobre 10 razões para brincar com o filho. 


Dia das Crianças

A realidade das creches e escolas públicas brasileiras não oferecem, na maioria das vezes, as condições estruturais para que professores e cuidadores disponham de espaços e materiais adequados para proporcionar atividades lúdicas e atrativas para as crianças. Com isso, a partir de outubro, a Visão Mundial irá realizar a arrecadação de brinquedos e mobília para estruturação de brinquedotecas em creches e escolas públicas e comunitárias parceiras da organização. 

A campanha nacional do dia das crianças acontece em diversos municípios brasileiros: Recife (PE), Maceió (AL), Sertão Alagoano (AL), Sertão do RN (RN), Vale do Jequitinhonha (MG), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE). A programação irá proporcionar atividades criativas e divertidas para que desperte a consciência sobre o direito ao brincar para todas as crianças. As pessoas que quiserem doar brinquedos ou se tornarem voluntários nas ações, já podem acessar o site da campanha: visaomundial.org/diadascriancas.



Sobre a Visão Mundial

Maior ONG humanitária do mundo, a Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Mais de 80 mil crianças são atendidas anualmente pela organização. Nesses 40 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social - visaomundial.org.br




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados