Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de agosto de 2017

10 DICAS PARA SER MAIS SAUDÁVEL NO FRIO



O inverno pode estar chegando ao fim, mas os termômetros não dão sinal de que vão subir tão cedo. E basta o frio aparecer para a preguiça e o desejo por alimentos calóricos darem as caras, afinal, abandonar as cobertas quentinhas e fazer atividade física torna-se desafiador. Somado a isso, aumenta a nossa vontade por pratos típicos da estação, como fondue, chocolate, queijos e massas. Então, como podemos aproveitar tudo isso sem colocar a perder o esforço do ano todo? Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a passar por esse período de baixas temperaturas numa boa:

  1. Hidrate-se!
Mesmo quando não estiver com sede, lembre-se que o corpo precisa se manter hidratado em qualquer época do ano. “Além da água, os chás são uma ótima opção para hidratar, pois ajudam a aquecer com poucas calorias e muito sabor. Opções que contenham cafeína são uma boa pedida, pois além de hidratarem aumentam sua energia! ”, sugere o médico nutrólogo, membro  do  Conselho  para  Assuntos  de  Nutrição Herbalife, Dr. Nataniel Viuniski. Confira nossas sugestões de receitas abaixo.

  1. Faça trocas inteligentes
Se bater aquele desejo por chocolate, prefira as versões amargas (acima de 70% de cacau). “E para diminuir a vontade de comer doces, invista nas frutas grelhadas, assadas ou cozidas. Banana, maçã e pera ficam muito saborosas quentes”, indica o médico nutrólogo.

  1. Não deixe verduras e legumes de lado
Se a salada fria não te apetece no inverno, opte por legumes grelhados, cozidos ou a vapor. Algumas folhas, como escarola e espinafre, também ficam uma delícia refogadas, segundo Dr. Nataniel.

  1. Aposte nos temperos
Incluir  especiarias como pimenta, gengibre e canela em suas preparações ajuda a intensificar o sabor do inverno sem acrescentar calorias. “Alguns deles ainda têm ação termogênica, que eleva a temperatura do corpo e ajuda a queimar mais calorias”, lembra o médico nutrólogo.

  1. Aproveite o melhor das sopas!
Prefira verduras, legumes e temperos frescos para ser a base desse prato e eleja apenas um tipo de carboidrato, que pode serbatata, macarrão, arroz ou mandioquinha. Também dá para incrementar as sopas substitutas parciais de refeição, como a Nutri Soup, da Herbalife. Confira uma sugestão de receita abaixo.  

  1. Fracione as refeições
Como o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal, a sensação de fome pode aumentar. “Por isso, faça pequenos lanches entre as principais refeições, garanta que eles te forneçam proteínas e/ou fibras, nutrientes conhecidos por prolongarem a sensação de saciedade. Isso evita que se coma demais na refeição seguinte”, reforça o médico nutrólogo.

  1. Capriche nas proteínas
“Elas saciam porque dão mais trabalho para serem digeridas. Aliás, as proteínas fazem o corpo gastar mais energia durante a digestão, por isso elas são naturalmente termogênicas”, fala Dr. Nataniel. Opte por proteínas magras, como iogurtes -desnatados e barras de proteína.

  1. Xô preguiça!
Não deixe que o desânimo tome conta de você. Começar a atividade física pode ser difícil, mas depois você se sentirá muito mais disposto e com menos frio.

  1. Dê olho nas massas
No frio, é importante uma boa nutrição para produzir energia e os carboidratos têm essa função. Mas, prefira massas integrais e os molhos à base de tomate ou bolonhesa, pois eles são menos calóricos que os molhos brancos.

  1. Seu shake com a cara do inverno
Você também pode criar receitas quentinhas com o seu shake para elevar a temperatura do seu corpo nos dias frios. Veja a sugestão de receita abaixo. 



Sugestões de Receitas Saudáveis para o Inverno



Shake Chocolate Quente


Ingredientes:

2 e 1/2 colheres (sopa) de Shake sabor Chocolate Cremoso
250 ml de leite semidesnatado quente
1 colher (sopa) de chantili diet (receita abaixo)
Raspas da casca de uma laranja-Bahia


Modo de preparo:

Em uma leiteira ou panela, aqueça o leite sem deixar ferver. Então acrescente o pó do Shake Chocolate Cremoso e misture bem. Adicione o chantili e polvilhe raspas de laranja. Sirva a seguir. 



Chantili Diet

Ingredientes: 

1 lata de creme de leite light
1 pote de iogurte desnatado natural
1 envelope de gelatina sem sabor
Adoçante a gosto


Modo de preparo:

Dissolva a gelatina sem sabor conforme as instruções da embalagem. Então, junte o iogurte, o creme de leite e o adoçante e bata na batedeira. Leve à geladeira até atingir a consistência desejada.



                        
Chá Energético com Hibisco
Rendimento: 1 porção
Calorias: 40 kcal


Ingredientes:

200 ml de água
2 colheres (sopa) de hibisco seco
4 cravos da índia
1 unidade de canela em pau
1/2 colher de (chá) de Pó para o Preparo de Composto Líquido à base de Chá Preto e Guaraná


Modo de preparo: 

Aqueça a água sem ferver e acrescente o hibisco, o cravo e a canela em pau. Desligue o fogo, tampe por 5 minutos e coe. Depois, misture ½ colher rasa de chá (1 g) do pó com a preparação coada. Sirva a seguir.



Nutri Soup com Alho-Poró e Creme de Ricota
Rendimento: 1 porção
Calorias: 372 kcal


Ingredientes:

1 sachê de Nutri Soup sabor Frango com Legumes
250 ml de leite semidesnatado
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de alho-poró fatiado
2 colheres (sopa) de creme de ricota
Pimenta branca e salsinha a gosto


Modo de preparo:

Em uma panela, refogue o alho-poró no azeite e acrescente o leite semidesnatado. Em um liquidificador, processe o leite aquecido com o alho-poró, o creme de ricota, a Nutri Soup Herbalife e os temperos por um minuto. Sirva quente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados