O que vem depois da primeira onda da transformação
digital é um verdadeiro tsunami. Prepare-se para enfrentar e não
afundar.
Muitas empresas estão adiando o
processo da transformação digital por acharem o tema relativamente novo,
por terem medo, por não saberem o que está do outro lado dessa ponte
para o futuro e a sobrevivência de suas empresas.
Em artigo anterior, Espelho,
espelho meu, o meu negócio já morreu?, escrevi sobre a necessidade da
reinvenção dos negócios na era digital, mas ainda vejo uma grande lacuna
de conteúdo e preparo para a segunda fase dessa transformação: a
tempestade que vem seguida a ela. O processo de transformação digital
de uma empresa como um todo – mindset, modelos de negócio, processos, etc.
– é um grande primeiro passo e o que vem em seguida é um enorme
tsunami de consequências e efeitos gerados por essa transformação e você
precisa se preparar para que seu navio não naufrague.
Um artigo de
Barry Libert1 expandiu muito meus horizontes e me inspirou a
escrever este. Concordo quando ele afirma que existem duas vertentes
da transformação digital: a linear e a exponencial. A primeira traz
mudanças consideráveis à organização, porém tem um viés muito mais
voltado para a melhoria de produtos e processos através da aplicação da
tecnologia e otimização de resultados em função dessa adoção. Já a
transformação exponencial é disruptiva: ela traz grandes impactos para o
negócio, afinal é uma reinvenção deste. Requer muito mais ousadia e
coragem. E é justamente essa transformação que traz os maiores impactos no
negócio. É para esse tsunami que você precisa estar preparado.
É preciso entender que quando você
passar pelo processo inicial da transformação digital – quando você
implementar novos modelos de negócio, novos produtos e serviços –, muito
provavelmente você receberá uma demanda de novos negócios aos quais você
ainda não estava acostumado. Não se assuste! Ao invés disso, esteja
preparado.
1. Motive a mudança
cultural
Se o board da empresa não
acredita no digital, não respira e transpira o digital, certamente a
cultura da empresa não vai sobreviver à mudança na estrutura dos
negócios trazida pela onda da transformação digital. Impor a transformação
ou até mesmo cobrar comprometimento é digno de um C-level, mas ditar
criatividade, otimismo e convicção, características necessárias nesse
processo, não funciona. Isso deve vir de cima e dessa maneira a
motivação das equipes será real e efetiva.
2. Seja adepto da
inovação externa
Libert defende que se você não
investir em disrupções exponenciais, uma startup lá de fora irá fazer
isso por você. Manter o portfolio sempre atualizado e inovador é
necessário para continuar ocupando uma posição relevante no mercado no
momento pós-transformação digital e uma ferramenta de inovação
externa é uma excelente estratégia para manter-se competitivo e preparado
para o que vem a seguir.
3. Contrate novos
talentos
Se antes os marinheiros estavam
acostumados a ondas de 2 metros, agora eles precisam estar aptos a
enfrentar tsunamis. Buscar talentos que vivem essa realidade é
uma tática para estar preparado para a chegada dessa mega onda.
4. Prepare-se para o
retorno diferenciado
A realidade do digital é
dinâmica e um modelo de negócio estático não é suficiente para suportar
tanto novas demandas como o dinamismo dos incomes que virão em função
delas. Lembre-se de ser tolerante e flexível.
5. Implemente as ideias e
teste em casa – rápido!
Ainda sobre o dinamismo do
digital, é importante lembrar que agilidade é uma palavra chave nesse
processo. Inovar, explorar novas ideias faz parte do dia a dia
das empresas digitais. Una os dois: coloque as ideias em prática de forma
ágil. Corra o risco. Mesmo que a ideia não evolua, teste. Daí sairão
tanto as lições quanto as ideias bem sucedidas que se tornarão cases de
sucesso.
Prepare-se para navegar nesse oceano
da transformação digital!
1 Barry Libert: “Digital
Transformation Requires Two Approaches”
Amanda Matos Cavalcante - Gerente
de Marketing da Triad Systems e formada em Condução de Estratégias
Digitais pela Harvard Business School.
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