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quinta-feira, 13 de julho de 2017

QUINZE REGRAS DE OURO PARA COMEÇAR UM PROGRAMA DE TREINAMENTO



1 - O primeiro passo para iniciar uma atividade física seja para saúde ou estética é ter o objetivo bem definido para poder escolher a melhor modalidade para atingir a meta. Estabeleça o objetivo e a meta antes de iniciar e organize a sua agenda para não se auto sabotar.


2 - Uma dica é escolher o personal e à academia perto de casa ou do trabalho isso vai garantir uma maior adesão, comprometimento e assiduidade.


3- Busque orientação e nunca treine sozinha principalmente se você é um iniciante sedentário e leigo no assunto. Exercício mal executado machuca e aqueles treinos dos "famosos” não é adequado para todos os tipos de pessoas principalmente iniciantes.


4- Fazer à avaliação física com um professor de educação física é essencial antes de iniciar qualquer atividade. Dados como pressão arterial, frequência cardíaca, IMC (índice de magra corporal), dobras e circunferência são importantes para uma correta prescrição do treino e ajuda a determinar qual a melhor atividade física para cada perfil de pessoa, o que garante a segurança de um treino direcionado para emagrecimento, condicionamento, ganho de hipertrofia ou saúde. Se o seu professor nunca sequer pediu ou fez uma avaliação física considere mudar de treinador urgente pela sua segurança.


5 -Para quem não gosta de treinar sozinho o ideal é fazer aulas em grupo como corrida, dança, ...


6 -  Quem tem histórico de doença hereditária na família, ou alguma doença pré-existente como pressão alta, diabetes, cardiopatia e doenças degenerativas é preciso ficar atento aos exames periódicos e o professor precisa ser especializado para trabalhar com estas limitações e também precisa ficar atento para direcionar o seu treino corretamente. A dica é conferir a formação, experiência e se ele possui o CREF (registro no órgão regulamentar da profissão).


7-Escolha preferencialmente roupas tecnológicas apropriadas e compatíveis com o esporte que vai praticar, lembre-se que o seu corpo precisa de aquecimento no frio, proteção na chuva e ventilação e proteção UVB e UVA no verão, bem como leveza e flexibilidade para os movimentos durante a pratica esportiva e calçado apropriados e para corrida deve ser com amortecedor e escolhido conforme o tipo de pisada neutra, pronada e a supinada.


8- O teste ergométrico deve ser feito sempre por uma questão de segurança para todos e quem possui arritmia cardíaca, refere cansaço, ou desconforto no peito deve ter acompanhamento periódico com um médico cardiológico e treinamento de baixa intensidade com controle maior da avaliação física e exames conforme a prescrição médica.


9- Comece os exercícios devagar e aumente as cargas aos poucos afinal o seu corpo necessita de tempo para acostumar com o treino, mas um treino eficiente após a fase de adaptação necessita de variação para produzir melhores resultados, se elas mantem a frequência correta prescrita na academia e o seu professor não troca o seu treino há mais 2 meses é hora de falar com ele.


10 - Aproveite para usar os recursos naturais que encontra pelo caminho como subir as escadas do prédio, para almoçar vá andando e nos finais de semana ande de bike, faça uma caminhada no parque, leve o cachorro para passear.


11- Jamais pratique atividades física em jejum escolha sempre alimentos leves, carboidratos complexos e com baixo teor de gordura e coma com pelo menos 45 minutos antes da aula. 


12- Vai praticar atividade física leve a sério a hidratação antes, durante e depois do treino.


13 - Alongar é recomendado sempre depois do exercício para todos. Entretanto para quem tem muita tensão muscular no pescoço e nos ombros, ou sente dores como tendinite e bursite, ciático e na coluna o alongamento deve ser feito também no início do treino para relaxar a musculatura antes do exercício.

14- Seja persistente dedique-se o máximo que puder para atingir os objetivos que estabeleceu com o seu professor e os resultados serão alcançados.


15 - Pare de se iludir com remédios milagrosos, sopas e shakes fantásticos eles ajudam, quando começar um programa de treino sério tenha em mente três fatores importantes que determinam o sucesso:

Você precisa treinar direito;

Comer bem e de forma saudável;

Dormir bem;

 Não sabe como fazer isso? Não tem problema procure uma academia e  um bom profissional para auxilia-lo.







Iva Bittencourt -personal trainer. Iva Bittencourt é consultora, palestrante, apresentadora e ministra  cursos de atualização profissional para professores, estudantes de educação física e profissionais da saúde. Realiza palestras motivacionais e apresenta o programa GINASTICANDO COM AS ESTRELAS na Tv Cinec. Com mais de 20 anos de experiência profissional como personal trainer Iva, fez vídeos super práticos. Premiada como mulher do ano na área esportiva em 2014 é especialista em “Fisiologia do Exercício”, “Treinamento de Força” e “personal trainer”.



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