Pesquisar no Blog

quinta-feira, 13 de julho de 2017

PILATES ANTES, DURANTE OU DEPOIS DA GRAVIDEZ?




Conheça os 10 benefícios que a prática de Pilates podem trazer para as futuras mamães


O Pilates é um tipo de atividade física de baixo impacto, alto rendimento e muito benéfica para postura, alongamento e consciência corporal. A sua prática pode ser iniciada ainda na infância e ir até a 3° idade e, a melhora na qualidade de vida de quem pratica, é mundialmente difundida.

O que muitas pessoas ainda desconhecem é o fato de que a do Pilates, durante a gestação fazem bem não só para a mamãe, mas também beneficia o neném que está para chegar. Estudos comprovaram que as mamães que praticam atividades físicas de forma correta no período da gravidez dão à luz a bebês mais enxutos, sem sobrepeso. "Ao praticar Pilates durante a gestação, trabalhamos o fortalecimento dos músculos profundos do abdômen e para vertebrais proporcionando uma melhor estabilização da coluna e quadril reduzindo as dores decorrentes do aumento abdominal.", explica Bruna Grandini, educadora física e instrutora de Pilates na DOT Pilates e Treinamento Funcional.

A especialista listou ainda os dez principais benefícios do Pilates durante a gestação:


1 - A conexão entre mãe e bebê aumentam ainda mais pois quando a gestante pratica Pilates ela utiliza a respiração o tempo todo e libera endorfinas que proporcionam uma sensação de bem-estar para a mamãe e o bebê.

2 - Traz uma melhor postura e equilíbrio muscular.

3 - Ajuda no controle da respiração reduzindo a ansiedade durante a gestação e também no momento do parto.

4 - Melhora a qualidade do sono.

5 - Controle do assoalho pélvico para um parto mais saudável e recuperação mais rápida.

6 -Melhora da oxigenação e circulação sanguínea proporcionando uma melhor demanda de nutrientes para o bebê.

7 - Controle do peso corporal, ajudando a prevenir o diabetes gestacional e aumento da pressão arterial.

8 - Quando trabalhamos membros inferiores, geramos contração muscular ajudando no retorno venoso das pernas e reduzindo o inchaço decorrente da gestação.

9 - Gestantes que praticam Pilates e optam pelo parto normal tendem a ter um parto mais tranquilo.

10 - Mamães que optam ou precisam fazer a cesariana, passam de maneira mais saudável pela cirurgia e acabam tendo uma recuperação menos dolorosa.
É importante que a futura mamãe dê continuidade aos exercícios que praticava antes da descoberta da maternidade. "Independentemente de seu condicionamento, ela deve procurar a orientação de seu médico para verificar a possibilidade da continuidade da realização de antigos ou novos tipos de exercícios físicos durante a gravidez.", finaliza Bruna.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados