Pesquisar no Blog

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Novidades mostram que tratar varizes está mais fácil, rápido e sem dor



Dr. Alberto Ferreira revela que tratamentos a laser são eficazes para tratar quase todos os estágios de varizes e vasinhos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingem cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo, e apesar de aparentemente inofensiva, especialistas alertam que as varizes, se não forem tratadas, podem causar sérios danos aos membros afetados.

Varizes é uma dilatação na parede das veias, característica adquirida hereditariamente. Outros fatores que podem causar ou favorecer o aumento de varizes são: o excesso de peso, a gestação e o uso de pílulas anticoncepcionais atuam sobre as veias.

Segundo o angiologista, cirurgião vascular e endovascular, Alberto Ferreira, as varizes têm causas variadas, podendo acometer homens e mulheres. No entanto, aparecem com mais frequência em mulheres. “Isso ocorre devido ao estrogênio, que é um hormônio feminino que colabora com a dilatação da veia. É mais comum as varizes aparecerem nas pernas, pois são elas que sofrem mais com o peso do corpo e com os efeitos da gravidade, mas elas podem aparecer em outros locais”, explica o médico.

Mais que um problema estético, as varizes podem provocar dores nas pernas, sangramentos, ulcerações (feridas), e em casos mais graves chegar a uma trombose, quando há um rompimento das veias. 

“O laser ser usado para tratar quase todos os tipos de varizes, desde o tratamento de vasinhos muito pequenos (telangiectasias) até para a retirada da veia safena, em pacientes que apresentam refluxo desta veia. Para cada caso, temos diferentes técnicas e diferentes tipos de aparelhos de laser que devem ser utilizados”, revela o especialista.

Atualmente, os grandes centros médicos da Europa e Estados Unidos recomendam a técnica a laser para o tratamento de varizes, devido apresentar menos risco de complicações associadas, além de diminuir o tempo de recuperação e retorno às atividades físicas e ao trabalho.

O objetivo do tratamento das varizes e vasinhos a laser é eliminar os vasos que não estão funcionando adequadamente, para que o sangue possa retornar pelo restante das veias que estão saudáveis e funcionando de forma adequada. Sendo assim, o laser é uma ferramenta que é utilizada para destruir o vaso sem retirá-lo do lugar, evitando os cortes e cicatrizes da cirurgia tradicional, em que o vaso é retirado do organismo. 


Procedimentos


Endolaser
O aparelho de laser emite uma luz muito forte e concentrada, transmitida até a ponta da fibra, que irá gerar calor e ocasionar o dano necessário para “fechar” a veia. Essa fibra é tracionada de forma contínua e o aparelho vai liberando sua energia, de modo que toda a extensão da veia vai sendo tratada e colabada. Esse procedimento é acompanhado pelo aparelho de ultrassom, controlando todo o processo “ao vivo”.

Ao término deste procedimento, é realizada a microcirurgia para retirada de veias varicosas tortuosas, que não podem ser tratadas com laser porque a fibra não consegue “navegar” dentro destas veias.


Transdérmico 

A luz emitida é muito específica que, quando aplicada sobre a pele, aquece o sangue e promove a contração da veia, e, consequentemente, a oclusão do vaso.

É mais indicado e obtém os melhores resultados no tratamento de telangiectasias e varizes de pequeno calibre. No caso das varizes calibrosas, o aquecimento e a contração gerada pela ação do laser aplicado sobre a pele não é o suficiente para tirá-las da circulação.







Dr. Alberto Ferreira - Com 10 anos de dedicação na área da saúde o médico é formado pela Universidade Estadual do Pará com residência médica reconhecida pelo MEC em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital do Servidor Público do Estadual de São Paulo – Iamspe. O angiologista é especialista em cirurgia de varizes com laser, procedimentos minimamente invasivos e ultrassonografia vascular. Atualmente, é coordenador do serviço de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Porto Dias.     
Rua Tiradentes, 201, entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Piedade – Belém/PA
Contatos: (91) 3349-3988 / 98418-7252 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados