Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de julho de 2017

No Dia dos Avós confira emocionantes enredos que retratam a doce relação com os netos



Sugestões da Editora Salamandra trazem reflexões e falam sobre amor, saudade e respeito aos mais velhos


Os avós ajudam na criação dos netos, os enchem de mimos e amor, e por meio de suas experiências de vida auxiliam com sabedoria em vários momentos da vida. O Dia dos Avós, comemorado no Brasil em 26 de julho, é uma ótima oportunidade para lembrar com carinho de todos os momentos passados com eles e retribuir a dedicação e o cuidado recebidos. Para homenageá-los, a Editora Salamandra listou alguns livros que retratam o forte elo entre netos e avós.


Em A ilha do Vovô, de Benji Davies, o leitor viajará junto com Syd e seu avô para um lugar mágico, que tem como entrada a porta de um velho porão. Após navegarem tranquilamente pelo oceano, os personagens encontram uma ilha tropical e uma cabana, fazem amizades com os animais e exploram cada pedacinho da floresta. É um lugar tão especial que o avô de Syd decide ficar ali para sempre. Mas será que o garoto voltará a ver o avô ou terá notícias dele?

O título recém-lançado traz uma linda mensagem de cumplicidade entre avô e neto, ressaltando a importância do respeito às pessoas mais velhas e à sabedoria que elas podem passar para as novas gerações. A ilha do Vovô é uma obra premiada: recebeu o AOI World Illustration Awards, na categoria infantil, e o Sainsbury’s Children’s Book Awards, na categoria Livro Infantil do Ano, ambos em 2015.



No livro Bisa Bia, Bisa Bel, Ana Maria Machado fala sobre a relação de uma menina chamada Isabel com sua bisavó Bia, abordando assim as mudanças no papel da mulher na sociedade. Certo dia, em um dos raros momentos em que sua mãe resolve arrumar a casa e remexer em cantos há muito esquecidos, Isabel descobre um pequeno retrato de uma menina muito bem arrumada que se parece um pouco com ela: é Bisa Bia, delicada como uma boneca, de vestido de renda.

A partir dessa descoberta, Bel passa a levar o retrato consigo para todo o lugar, e inicia-se uma convivência íntima e imaginária entre a menina e sua bisavó, que ela não chegou a conhecer pessoalmente. Essa convivência, porém, será menos harmônica do que a princípio se poderia supor: Bisa Bia não consegue aceitar que Bel use calças compridas e brinque junto com os meninos. Outra voz dentro de Bel, porém, irá fazer frente às posições de Bisa Bia: a de Beta, bisneta de Bel, que nascerá em algum momento ainda distante do futuro. Caberá à menina do presente encontrar o ponto de equilíbrio entre as duas vozes que brigam dentro dela e fazer suas próprias escolhas.


Eu também não existirei, de Carlos Felipe Moisés, surgiu do encontro entre imagem e palavra, e do forte e delicado laço que envolve o avô e a sua neta. Um dia, Giovanna surpreendeu Carlos com a seguinte frase: “Vovô, se você não existiria, eu também não existirei”. Qualquer pessoa diria que ela errou. Mas, ele logo percebeu que a neta falou exatamente o que queria dizer, pois “existir” não tem a ver só com o mero condicionamento biológico, e, sim, também com o sentido verdadeiro que cada um atribui à existência, dependendo do afeto que nos une às pessoas ao redor.

O título foi feito a quatro mãos: os desenhos são da menina quando ela tinha 6 anos, e os poemas, do avô. Logo, o leitor terá vários questionamentos sobre o que veio primeiro: os versos ou as ilustrações? Giovanna ou Carlos? E, dessa forma, será convidado para os exercícios de liberdade criativa, sensibilidade aguçada, imaginação solta e pensamento sem limite.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados