Pesquisar no Blog

terça-feira, 11 de julho de 2017

Na Semana Mundial da Saúde Ocular, oftalmologista dá dicas sobre cuidado dos olhos



Para o Dr. Henrique Glatt, da Policlínica Granato, manter bons hábitos alimentares reflete diretamente na saúde ocular



A partir desta segunda (10) é celebrada a Semana Mundial da Saúde Ocular. O período tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população sobre a importância do cuidado da saúde dos olhos afinal, a visão é um dos sentidos mais importantes e requer muitos cuidados. O Dr. Henrique Glatt, oftamologista da Policlínica Granato, preparou algumas dicas para os cuidados da saúde da visão. 


1) Mantenha bons hábitos alimentares: 
Você sabia que problemas de visão podem estar ligados à uma alimentação carente de vitaminas? Certos alimentos, além de fazerem bem à saúde, também contribuem bastante para a manutenção da sua saúde ocular. A vitamina D, por exemplo, presente na gema de ovo, vegetais verde-escuros e legumes amarelo-alaranjados e o Omega-3, presente na linhaça, vegetais e peixes como salmão, bacalhau e atum,  são fundamentais para a saúde ocular, evitando as formas graves da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Além dela, a vitamina E e outros anti-oxidantes também são importantes, tanto na prevenção da DMRI como para postergar a catarata e proteger contra o mal de Parkison e mal de Alzheimer. "Doenças sistêmicas descompensadas e baixa imunidade podem comprometer a saúde ocular. Manter bons hábitos alimentares e cuidar bem da saúde é essencial para o bem-estar de todo o organismo, inclusive para a visão", afirma o médico.



2) Proteja seus olhos do sol: A exposição excessiva aos raios Ultravioleta pode contribuir para o envelhecimento da retina. Para um cuidado maior, é necessário conferir se os óculos de sol tem proteção certificada contra os raios UVA/UVB. "Óculos sem a proteção certificada podem causar muitos danos. Isto porque as lentes escuras fazem dilatar as pupilas dos olhos, deixando entrar mais raios UVA/UVB que irão danificar a retina e o cristalino dos olhos, fator que pode gerar a catarata precoce", explica o médico.


3) Nao use qualquer colírio: Nunca use um colírio sem receita médica. Os olhos são órgãos extremamente sensíveis e um colírio errado pode trazer sérios problemas, piorar a irritação e , em certos casos, levar até mesmo á cegueira.


4) Não descuide durante o tempo seco: A baixa umidade do ar causa irritação, ardência e vermelhidão ocular, por agravar a evaporação da lágrima. Ventiladores e ar condicionados devem ser evitados, pois ressecam ainda mais os olhos. Outras atividades como o uso contínuo e prolongado de celulares e computadores também afetam diretamente nos sintomas da Síndrome do Olho Seco No caso de irritação,  o médico oftalmologista pode indicar o uso de colírios lubrificantes, conhecidos como “lágrimas artificias”.


5) Visite seu médico regularmente: É importante ressaltar que o medico-oftalmologista é o único profissional de saúde habilitado e capacitado para o cuidado integral da saúde ocular, desde a prescrição das lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) até a prevenção e o tratamento das doenças oculares. Visite seu Oftalmologista regularmente.


O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A oftalmologia tem várias sub-especialidades, entre elas a oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, córnea, catarata, adaptação de lentes de contato, etc.





Policlínica Granato
Central de atendimento: (021) 3251-8103 - WhattsApp para (021) 96481-4765.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados