Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Mitos e verdades sobre a leucemia felina



A doença é grave e não tem cura, e seus sintomas silenciosos podem ocultar o problema


A leucemia felina é uma doença infecciosa que enfraquece o sistema imunológico do animal, deixando-o mais exposto a outras enfermidades e infecções que podem ser fatais. Conhecida também pela sigla FeLV (vírus da leucemia felina), a leucemia é causada por um vírus que possui a capacidade de predispor o animal a desenvolver tumores (leucemia ou linfomas) ou doenças degenerativas.
Uma de suas características é ser uma doença incurável, porém silenciosa. Em muitos casos, ela acomete os bichanos sem apresentar sintomas iniciais. Por este motivo, a prevenção é extremamente importante para garantir a saúde do animal.
Conheça alguns mitos e verdades sobre a doença, listados pelo médico veterinário e Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis, Alexandre Merlo:


Cães também podem se infectar?

"Não, nem cães nem humanos. A transmissão ocorre somente entre gatos por meio do contato, principalmente com a troca de secreções corporais como saliva, lágrima, urina e fezes. A principal forma de passar o vírus é por meio das lambeduras entre animais que vivem juntos. O vírus também pode ser transmitido durante a amamentação".


Meu gato está perdendo peso. Ele pode estar com FeLV?

“Apesar de muitos bichanos não apresentarem ou demorarem para mostrar sintomas da doença, a perda de peso pode ser um deles. Depressão, falta de apetite e diarreia podem ser vistos, entre outros.”


Mesmo sem sintomas, meu gato pode estar infectado?
 
"Sim. O felino pode viver anos sem apresentar sintoma algum dependendo do subtipo de vírus presente no animal e de sua condição imunológica”. 


Se meu gato não apresenta sinais da doença, como descobrir se ele é portador do vírus?

“A leucemia felina pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue realizados em clínicas veterinárias”.


Meu gato já tem FeLV. Ele também deve ser imunizado?

 

“Não. A vacina Fel-O-Vax LV-k IV + Calicivax (quíntupla felina) da Zoetis é indicada apenas para animais que não possuem a doença. Ela previne que um bichano saudável se infecte com o vírus. Antes de fazer a vacinação, é importante fazer o teste para saber se o animal já é portador da doença. No caso de um felino já infectado, a vacina não servirá para tratá-lo”.

 

 

Se a FeLV não tem cura, a vida de um gato infectado é mais curta?
 
“O vírus que causa a doença mexe com o sistema imunológico do animal, além de poder causar anemia e predispô-lo a desenvolver tumores. Infelizmente, um gato infectado pode, sim, viver menos”.

A recomendação final do Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis, Alexandre Merlo, é que o felino portador do vírus visite regularmente um veterinário. “A FeLV não tem um tratamento específico, o animal é tratado conforme os sintomas aparecem. Por isso, o mais indicado é que os gatos saudáveis sejam regularmente vacinados para que não corram o risco de contrair a doença”.


 
Zoetis





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados