Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Mãe superprotetora prejudica autonomia do filho



Supervisão na vida da criança é necessária, mas a mediação, somente quando ela não resolveu o problema


Fazer a tarefa de casa e amarrar o cadarço do tênis do filho são alguns exemplos de atitudes de mães que exercem um cuidado excessivo na vida da criança. A metáfora utilizada para este comportamento é mãe “helicóptero”, aquela que sempre “paira” sobre a vida do filho e está a postos para solucionar qualquer adversidade, não deixando com que ele mesmo o faça. Mas, proteger demais pode prejudicar a criança?

A orientação educacional do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, trabalha a questão da intervenção exagerada na vida do filho com as famílias, dando indicações e sugestões que levem a criança à autonomia. “Pais e responsáveis devem deixar que o filho vivencie as dificuldades. Fazer tudo por ele faz com que ele não aprenda a trabalhar com a resolução de conflitos, essencial para sua formação integral”, diz Sandra Braga, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental II do Colégio.

“Algumas mães têm o ímpeto de proteger o filho de todos os perigos, erros, decepções e tudo o que for negativo à vida dele. A ideia é acompanhar a vida da criança, ser a mãe “submarino”, que só “submerge” quando for preciso. A supervisão é necessária, mas a intervenção, somente quando ele não resolveu o problema”, explica Sandra.

Quando há um conflito com o aluno na escola, a tendência da família superprotetora é defender o filho e manifestar que a penitência da escola é muito dura. “Vemos o quanto eles querem evitar o sofrimento do filho. Orientamos então a olhar o problema, mostrar para a criança onde ela errou e quais são as consequências, tudo feito em parceria com a família”, comenta Sandra.

Por fim, a orientadora destaca que pais, mães e responsáveis não intervenham até que o filho consiga resolver. “Tudo isso começa na infância, como por exemplo, não fazer a tarefa, não se meter no Whats App, não ligar para a mãe do amigo, não comprar o tênis com velcro para que ele não tenha de amarrar, não carregar a mala para que ele não carregue peso. É preciso soltar a rédea para ver como ele se comporta. São estes pequenos detalhes que fazem parte da construção da inteligência emocional da criança para que ela viva e resolva conflitos”, finaliza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados