Para solucionar esse tipo de problema interno nas empresas, os treinamentos
com a programação neurolinguística (PNL) estão sendo cada dia mais utilizados
O desenvolvimento de competências e
atividades numa empresa é sempre filtrado pela comunicação entre as pessoas. Por
isso, não surpreende que uma pesquisa da Harvard Business School tenha
constatado que 70% dos problemas das empresas estão ligados, direta ou
indiretamente, a problemas de comunicação. Afinal, a comunicação
está embebida em liderança, planejamento, finanças, treinamento, cooperação,
compras, vendas, em tudo que fazemos.
Pensando nessa dificuldade crescente nas
corporações, a Sociedade
Brasileira de Programação Neurolinguística
(SBPNL) – pioneira em programação neurolinguística
(PNL) no Brasil – desenvolve programas de treinamento customizados,
diagnosticando e criando soluções caso a caso.
Entre os pontos mais afetados por
essa má gestão da comunicação, estãoa
capacidade de gerenciar pessoas (entendendo e respeitando cada indivíduo);
o bom relacionamento entre os interlocutores; saber expressar posicionamentos
com clareza (o que gera credibilidade na equipe), criatividade na solução de
problemas, entre outros. “Esses são alguns aspectos que quando desenvolvidos,
adequadamente, evitam retrabalho, acomodação dos membros da equipe, melhor
distribuição de tarefas e um ambiente de diálogo aberto entre colegas e, entre
a equipe e seu líder”,
afirma Gilberto
Cury, presidente da SBPNL.
A programação neurolinguística é um
conjunto de ferramentas e técnicas de comunicação, por meio do qual se levam muito em
consideração fatores que determinam a inteligência
emocional de um indivíduo, sua sensibilidade, capacidade de percepção,
intuição e flexibilidade, permitindo que possamos aprender e modificar modelos
de comunicação interpessoal e intrapessoal em pouco tempo e de maneira eficaz.
Permite, também, o autoconhecimento, que gera maior inteligência.
A qualidade do sucesso na
liderança, por exemplo, depende da qualidade das habilidades pessoais de se
comunicar e da qualidade da relação durante o processo comunicativo. É
importante expressar nossos posicionamentos e objetivos com clareza, gerando
uma atmosfera de confiança, com habilidade para influenciar nosso interlocutor.
Saber reconhecer sinais verbais e
não verbais, distinguir qualidades de voz e entonação, conhecer estratégias e
modelos de negociação, utilizar a criatividade para a solução de problemas, são
alguns dos caminhos que a PNL oferece.
Assim, é preciso aproveitar as
diferentes formas de pensamento para fortalecer a equipe e isso só se consegue
por meio de uma gestão adequada, ou seja, por meio da comunicação efetiva. Para
tanto, é preciso desenvolver essa capacidade, tanto na gerência, quanto nos
colaboradores, fazer com que todos assimilem essa necessidade. Mas, não basta
simplesmente falar, é preciso, realmente, se fazer entender. “É justamente oferecendo
as ferramentas certas para cada indivíduo que a PNL auxilia o grupo e,
consequentemente, a empresa a prosperar”, finaliza Cury.
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