Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de julho de 2017

ESTRESSE E ANSIEDADE PODEM CAUSAR O BRUXISMO



 Além de dor e desconforto que a condição pode causar nos músculos da mastigação, áreas mais distantes como a cabeça, pescoço, costas e ombros também podem ser afetadas


Conhecido como “mal do século”, o estresse assim como a ansiedade pode, além da saúde como um todo, acabar prejudicando a cavidade oral. Um exemplo é o bruxismo, que afeta 30% e 40% da população mundial e brasileira, respectivamente, segundo dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Por definição, chama-se de bruxismo os movimentos involuntários e periódicos, causados por uma pressão anormal sobre as articulações dos maxilares. O distúrbio decorre da contração rítmica de alguns músculos da face e as consequências mais comuns são o desgaste e sensibilidade dos dentes”, explica Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto.

O bruxismo é classificado como primário ou secundário. O primário não está relacionado a nenhuma causa médica evidente, clínica ou psiquiátrica. Já o bruxismo secundário está associado com outros problemas como, por exemplo, neurológicos (doença de Parkinson), psiquiátrico (ansiedade, depressão), uso de drogas ilícitas (cocaína e ecstasy) e consumo de álcool e cafeína, explica.

Segundo ela, é muito comum o bruxismo acontecer em momentos de raiva ou ansiedade, que faz com que a pessoa ranja os dentes involuntariamente quando passam por momentos desconfortáveis ou angustiantes.

“A condição deve ser resolvida o quanto antes, pois os dentes podem sofrer desgastes em determinados pontos do esmalte e da dentina, pondo em risco não só o sorriso, como também o formato do rosto”. Além disso, pode ocasionar dores na face.
A dentista ainda relata que o bruxismo pode passar despercebido, já que muitas vezes ocorre durante o sono. “Por estarem dormindo, as pessoas não desconfiam que sofrem desse problema”, comenta.

Sintomas e tratamentos

Desgaste dos dentes, fraturas dentárias, disfunção da articulação que liga o maxilar à mandíbula e dores musculares no rosto são apenas alguns dos sintomas. Para ajudar no tratamento, o uso de uma placa oclusal, que é confeccionada pelo próprio dentista, durante a noite pode ser uma solução.

“Com a instalação da placa, os dentes desgastados poderão ser reabilitados e restaurados. Além disso, existem alguns medicamentos, como relaxantes musculares, antidepressivos, agentes dopaminérgicos e toxina botulínica. O último pode ser aplicado nos músculos da face e tem mostrado bastante eficácia”, conclui a dentista.




Caixa Seguradora Odonto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados