Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de julho de 2017

Dicas de segurança para a volta às aulas



As férias de julho estão terminando e a volta às aulas se aproxima. Nas proximidades das escolas, os pais param os carros em fila dupla, as crianças atravessam as vias desatentas e muitas ainda fazem o percurso sozinhas, a pé ou de transporte públicos. É durante essas situações que assaltantes aproveitam para agir em momentos de distração.
Segundo o especialista em segurança do GRUPO GR, Marcos Roberto Araújo, os pais devem orientar seus filhos para que nunca acompanhem estranhos, nem aceitem doces e presentes, além de prestar atenção em dobro ao andar desacompanhado nas ruas.

Abaixo o especialista separou dicas importantes para prevenção de assaltos e outras ações durante este período de volta às aulas. As ações de prevenção começam ao sair de casa e os pais devem ficar atentos também com o transporte escolar.



Dicas do especialista do GRUPO GR para a volta às aulas:

- Não é recomendável que crianças carreguem celulares sozinhas para não atrair a ação de criminosos.

- A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas.


Antes de sair de casa

- Observar se não há ninguém suspeito nas proximidades da residência, pois os criminosos aproveitam o momento de distração para praticar os assaltos.

- Evite mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades.

- Oriente seus filhos a utilizarem com discrição os celulares, notebooks e demais equipamentos eletrônicos. As crianças são vítimas potenciais dos bandidos, principalmente por não oferecerem maior resistência.

- Ensine a criança para que ela aprenda o próprio endereço, telefone, nome dos pais, nome dos responsáveis, e que procure um policial caso se sinta perdida, assustada ou ameaçada. A criança também deve ser orientada a evitar contato com pessoas estranhas, aceitar caronas, pois podem ser sequestradas.

- Caso a criança vá sozinha a pé para a escola, deve optar por andar em grupo no trajeto das escolas ou em longas caminhadas. Se possível, combine com vizinhos ou colegas de classe que façam o mesmo caminho para irem e voltarem juntos da escola.


Quando utilizar ônibus ou transporte escolar:

- Cuidado com bolsas ou mochilas transparentes, pois o marginal vai perceber que você leva documentos, dinheiro, aparelho celular, etc. E dentro do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.

- Em ônibus com poucos passageiros, procure viajar próximo ao motorista ou cobrador.

- Ande sempre com o dinheiro da passagem contado ou dê preferência ao vale transporte.


Ao dirigir com as crianças no carro

- Durante o trajeto para a escola, o pai ou a mãe deve estar atendo aos arredores, pois os criminosos se aproveitam da algazarra das crianças para furtar bolsas, celulares, relógios e outros pertences do motorista.

- As crianças, de acordo com a idade, devem andar no banco traseiro, nos assentos apropriados e indicados pela legislação em vigor.


A criança deve ter alguns cuidados básicos ao atravessar as ruas

- Não atravessar por trás de árvores, carros, ônibus e bancas de jornais, pois pode não ser vista por um carro que está em alta velocidade.

- Procurar ser visto ao atravessar as ruas e utilizar sempre a faixa de pedestres.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados