Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de julho de 2017

Cuidados com a saúde na terceira idade



Diz a sabedoria popular que cuidar dos netos é mais prazeroso do que cuidar dos filhos. As responsabilidades com educação são menores, os mimos são maiores e a rotina é mais flexível. Celebrado no dia 26 de julho, o Dia dos Avós é um bom momento para lembrar que, independente da idade, ter saúde e bem-estar para acompanhar de perto o ritmo dos pequenos é o melhor investimento que os avós podem fazer. João Roberto Maia, geriatra do Hospital Dona Helena, explica que uma série de fatores influencia na melhora da qualidade de vida: “As doenças das quais padecemos estão relacionadas ao nosso modo de viver, hábitos nutricionais e atividades físicas praticadas”.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina tem a maior expectativa de vida do país, de 78,7 anos. O Estado também lidera o ranking tanto para os homens (75,4 anos) quanto para as mulheres (82,1 anos). De acordo com o médico, os números são um reflexo de uma série de medidas sanitárias adotadas ao longo dos anos. “Água tratada, redes de esgoto e vacinas permitiram que muitos de nós sobrevivêssemos a uma infância que antes era difícil. A mortalidade infantil era muito elevada, principalmente, pela falta do saneamento básico. Esse cenário, alinhado ao crescimento econômico e melhor distribuição de renda e a ampliação do conhecimento médico das doenças especificas permitiu que as pessoas passassem a viver mais”, afirma.

Dentre as doenças mais comuns na terceira idade, o geriatra cita o diabetes, hipertensão, demências, mal de Parkinson, depressão e osteoporose. “A prevenção está relacionada com os hábitos de vida, local de moradia, nível de escolaridade e econômico. O consumo de álcool e cigarro é determinante para o agravo da saúde. É importante perceber que não adianta apenas melhorar a expectativa de vida, é preciso melhorar a qualidade. Viver sem qualidade não tem sentido”, ressalta.


Origem da data

O Dia dos Avós é celebrado no dia 26 de julho, data escolhida pelo papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. Ambos foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII por serem pais da mãe de Cristo e por terem-na concebido, segundo a tradição cristã, mediante ação milagrosa, já que o casal, à época, era considerado estéril.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados