Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de julho de 2017

CÁPSULA DO TEMPO CONVIDA PAIS A DEIXAREM MENSAGENS PARA SEUS FILHOS ACESSAREM EM 2050



Textos podem ser encaminhados para filhos ou netos já nascidos e também para quem ainda nem chegou ao mundo: basta acessar site www.encontrocom2050.com.br


No próximo Dia dos Pais, em 12 de agosto, o engenheiro químico David Mazzuca, 43 anos, pretende alterar a lógica natural da data. Ao invés de ganhar presentes das duas filhas pequenas, Giulia e Lorena – oito e quatro anos, respectivamente –, Mazzuca usará a tradicional comemoração do Dia dos Pais para contar para as meninas que deixa para elas um presente com data marcada para ser aberto: 25 de janeiro de 2050.
Mazzuca, assim como algumas centenas de pais, faz 
parte de um time que aceitou o convite de deixar aos seus filhos mensagens que serão parte de uma cápsula do tempo. A peça – uma caixa em aço inox, com pouco mais de um metro de largura, 80 cm comprimento e 80 cm de altura e sistema de vedação especial – será concretada a 26 metros de profundidade da Avenida Faria Lima, em São Paulo, em 25 de janeiro de 2018.
Nela, pais, mães, avôs e avós podem deixar para os pequenos, para amigos ou para si mesmos, mensagens com desejos ou histórias a serem lembradas ou conhecidas 32 anos depois – em 25 de janeiro de 2050, quando a cápsula será reaberta; e as mensagens nela depositadas, entregues aos seus destinatários.
Quando soube do projeto, lembrei que minha filha mais velha contou sobre a escola ter incentivado os alunos a escreverem cartas sobre o que desejam para futuro. Isso me inspirou a participar e me fez lembrar a época em que ela nasceu, em como aquele momento mudou tudo. Por que não deixar essa emoção relatada de próprio punho paras as meninas?”, questiona Mazzuca. “O mais bacana de escrever tendo como horizonte 32 anos à frente é pensar como será o futuro delas. Escrever a mensagem me fez pensar em muitas coisas e acessar diversas emoções. Minha conclusão é que este é um belíssimo exercício e um maravilhoso presente que eu e outros pais podemos deixar para nossos filhos”, completa.

Para outro David – 24 anos e sobrenome Birmann –, a ideia da cápsula tem vínculo com o Dia dos Pais, mas por outra razão. “Não conheci meu avô e sempre tive muita curiosidade sobre o ele que ensinaria ou falaria, caso pudesse, para meus irmãos e para mim”, conta. “Não vou ter nunca essa resposta, mas com a cápsula do tempo tenho uma garantia de deixar algo para os meus filhos e netos. Eles ainda não nasceram, mas imagino como se sentirão felizes em saber que, mesmo antes disso ocorrer, eles já estavam nos meus pensamentos”, diz. 

PARTICIPAÇÃO – Para fazer parte do projeto da Cápsula do Tempo, é fácil. Basta mandar quantas mensagens quiser por meio do site www.encontrocom2050.com.br ou enviar texto de próprio punho para o CEP promocional 05978-960, São Paulo, SP. Todas as mensagens recebidas serão armazenadas e entregues aos seus destinatários a partir de 25 de janeiro de 2050 pela administração do empreendimento onde a capsula será concretada, na Avenida Faria Lima, 3732. Além das mensagens, a Cápsula do Tempo receberá exemplares de registros da atualidade, como jornais, revistas e fotos da São Paulo de hoje. Quem quiser pode, além de deixar sua mensagem para o futuro, acompanhar o fechamento da Capsula em 25 de janeiro de 2018.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados