Uma das principais missões
de um profissional de vendas é atrair a atenção de um consumidor. No entanto,
uma questão muito comum nessa área é: como fazer para que os clientes não saiam
correndo do seu negócio?
Trabalhar com pessoas
exige delicadeza, algumas medidas e cuidados são essenciais para obter sucesso
na área. Para isso, é necessário, primeiramente, saber que para vender é
preciso ir muito além de uma conversa superficial. Abaixo, listo cinco erros
fatais, que podem fazer o comprador ir buscar a solução que procura na loja ao
lado:
Falta de empatia
- Crie identificação com o comprador e transmita boa impressão. Cuide da
aparência e aja de acordo com o perfil de cada cliente para inspirar as
compras. As pessoas têm tendência em confiar e se relacionar com quem possui
algo em comum com elas;
Não seja muito invasivo - Pergunte,
mas também saiba ouvir. Fuja do monólogo, busque sempre o diálogo e
nunca se esqueça de que cautela é essencial. Entenda o que o cliente quer e
trabalhe para resolver os seus problemas. Lembre-se que o vendedor é um
solucionador e ajuda quem o procura a suprir necessidades e realizar sonhos.
Os clichês -
Ao contrário do sucesso, jargões, exageros, mentiras e falar demais podem
atrapalhar a negociação. A sinceridade é muito mais bem vista e aceita pelos
clientes que uma simpatia exagerada, que soa como falsidade. Portanto, saiba
usá-la moderadamente.
Despreparo e
insegurança - Estude sempre e busque profissionalização. Mantenha-se
informado sobre os produtos que vende e os mercados nos quais estão inseridos,
participe de palestras e cursos preparatórios, leia obras importantes na área e
fique antenado às tendências e acontecimentos.
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