Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Gravidez e zumbido: que barulho é esse?



As alterações hormonais no corpo da mulher grávida causam mudanças visíveis e bem conhecidas, porém, um sintoma não tão conhecido é o zumbido no ouvido, uma percepção de sons que outras pessoas não percebem, como apitos, chiados, entre outros.

Segundo a Profª Dra. Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela USP e também fundadora e diretora do Instituto Ganz Sanchez, "é necessário prestar atenção aos ouvidos das gestantes, pois o zumbido pode aparecer nas situações de anemia, que é mais comum durante o segundo trimestre da gestação, ou de hipertensão arterial, que é mais comum no terceiro trimestre.”

Também existem causas hereditárias de zumbido e perda auditiva que se iniciam nessa época ou podem piorar, caso tenham começado antes da gestação. "Um exemplo mais conhecido é a otosclerose, uma doença óssea que envolve o estribo, um dos menores ossos do corpo. Por isso, em todas essas situações, sugere-se que a gestante procure por um otorrinolaringologista especializado para identificar o real problema." complementa a médica

O zumbido no Brasil
· Instituto Ganz Sanchez estima que no Brasil há de 34 a 48 milhões.

·Um estudo realizado com 170 jovens de 11 a 17 anos constatou que 92 dos entrevistados (54,7%) apresentaram zumbido nos ouvidos por causa da exposição ao som alto e, sendo que 51% dos jovens afetados tiveram zumbido depois de usar fone de ouvido por muito tempo.




Profa  Dra. Tanit Ganz Sanchez -  Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela USP, Diretora-Presidente do Instituto Ganz Sanchez), criadora da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido (Novembro Laranja) e do Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido (GANZ). Assumiu a missão de desvendar os mistérios do zumbido e é pioneira nas pesquisas no Brasil, sendo reconhecida por sua didática, objetividade e compartilhamento aberto de ideias. É especialista em Zumbido, Hiperacusia, Misofonia e Distúrbios do Sono.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados