Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Vida saudável desde à infância: academias investem em aulas para crianças



Academias apostam em espaço kids para driblar problemas infantis como obesidade, hiperatividade e ansiedade

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que deveria. Este sobrepeso pode desencadear, logo cedo, uma série de malefícios à saúde. Diabetes, hipertensão, problemas nas articulações dos joelhos e inibição são algumas das consequências causadas pela obesidade infantil. Ansiedade e hiperatividade também podem ser problemas enfrentados pelos pequenos logo nos primeiros anos de vida. Profissionais explicam que inserir atividade física na agenda diária dos filhos é uma das melhores opções para driblar os problemas na infância. 

“Se existe uma ‘receita’ para tratar e prevenir os danos que a má alimentação, o sedentarismo, os excessos virtuais e, até mesmo, a predisposição genética podem causar nas crianças, com certeza seria seguir estas três regrinhas: atividade física, alimentação equilibrada e acompanhamento por profissionais”, aponta Frederico Kempler, professor de educação física, personal e coordenador da academia Turner Prime. Para ele, a atividade física, além ser de extrema importância na saúde de qualquer pessoa, é fundamental para o desenvolvimento físico e mental da criança.  

Desde que foi inaugurado o Turner Kids (espaço para crianças terem aulas de danças, lutas, circo, entre outras), as aulas nunca ficaram vazias. “Não é somente as crianças que adoram, os pais também. Muitos não têm com quem deixar os filhos na hora de malhar. Então, deixá-los num espaço de recreação sob orientação especializada tornou-se um ótimo recurso”, explica Frederico. A professora de ballet do espaço kids da academia, Letícia Reis, conta que sente diferença no antes e depois das crianças que frequentam as aulas. “Tenho percebido uma mudança de comportamento significante em meus alunos. Crianças com sobrepeso, ansiosas, hiperativas e tímidas, após algumas aulas já demonstraram uma melhora surpreendente. Até os próprios pais nos dão um feedback positivo em relação ao desenvolvimento delas”.


Herança Epigenética

Atualmente, um termo muito estudado na biologia refere-se à capacidade de mudança nas funções dos genes, trata-se da “Herança Epigenética”. Esse estudo mostra que variações não-genéticas adquiridas durante a vida podem ser transmitidas para os descendentes. Ancorados nesta pesquisa, profissionais da área defendem a ideia de que estar com o corpo e a mente saudáveis desde os primeiros anos de vida faz do indivíduo um adulto melhor, além de contribuir positivamente para as gerações futuras também desfrutarem desta herança genética. 





Academia Turner Prime
Rua dos Aimorés, 2150 – Lourdes





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados