Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de março de 2017

Pilates: percepção do corpo e equilíbrio



A Contrologia quando criada por Joseph Pilates era algo diferente de um simples método de treinamento físico. Havia algo relacionado com a capacidade da mente, de concentrar-se e fazer movimentos perfeitos e rítmicos, conhecer o corpo e faze-lo obedecer aos estímulos, de acordo com a especificidade do exercício por ele proposto. 

Criado através da necessidade de se fortalecer e superar as suas próprias limitações físicas, Joseph Pilates se baseou nos conhecimentos de seus pais e iniciou uma trajetória rumo ao que conhecemos hoje por métodos Pilates. 

O Pilates pode ser praticado por todas as pessoas geralmente a partir dos 10 anos de idade até o final da vida, respeitando claro todas as particularidades de cada grupo especifico de pessoas, ou o motivo que os levaram até ali como dores nas costas, necessidade de mais força e controle do corpo para uma determinada atividade física, pessoas que geralmente não gostam do ambiente da academia, gestantes ou quem apenas quer uma atividade física segura e controlada. 

O método é fundamentado na percepção do corpo, correções posturais e dos desequilíbrios musculares, no condicionamento controlado e no fortalecimento e alongamento global.

O Método Pilates é fundamentado por alguns princípios entre eles são, a CONCENTRAÇÃO que é estar focado nos movimentos sem se desligar para que sejam realizados de maneiras mais perfeita possível, o CONTROLE fazer os movimentos de forma controlada e consciente não havendo exageros em força ou amplitude, o CENTRO que a base do pilates focando nas contrações de abdômen, assoalho pélvico, músculos da coluna e diafragma, o MOVIMENTO FLUIDO onde não pode haver trancos e nem movimentos bruscos o movimento tem que iniciar e finalizar com a mesma velocidade, a PRECISÃO e a RESPIRAÇÃO. 

O método PILATES nos traz muitos benefícios primários e secundário.
Os benefícios primários são melhora da capacidade respiratória, aumento de resistência e força muscular, melhora da flexibilidade e mobilidade articular, melhora da postura, ganho de consciência corporal, definição da musculatura sem aumento de volume, previne lesões ósteo-articulares, ajuda no processo de reabilitação, aquisição de controle corporal, melhora da autoestima, reduz a fadiga muscular , reduz dores e desconfortos, melhora da coordenação motora e equilíbrio, alivio das dores nas costas. 

Os benefícios secundários são equilíbrio do sistema nervoso autônomo através do controle respiratório realizando o que chamamos de “coerência cardíaca”, melhora do humor e estado de estresse, melhora da qualidade do sono, regulação hormonal relacionada a pratica da atividade física, pode ajudar a controlar doenças de base como Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes, ajuda a regular as funções corporais como digestão e funcionamento do intestino entre outros fatores.

Logo se você acha que algum desses benefícios se pode te ajudar, procura o studio de PILATES mais próximo da sua casa!

“Se o homem continuar se descuidndo ou dependendo das curas por meio dos atuai métodos ortodoxos, ele se perderá cada vez mais com o passar do tempo” (Joseph H. Pilates – em seu livro “Your Health – 1934”).






Fábio Akiyama - Atua na área da saúde desde 2009. É fisioterapeuta e trabalha com a Microfisioterapia, terapia que estimula a auto cura através do toque, ou seja, faz com que o corpo reconheça seu agressor e inicie o processo de reprogramação celular. É pós-graduando em técnicas osteopáticas e terapia manual, além da formação em Osteopatia estrutural e visceral, Posturologia Clinica e Equilíbrio Neuro Muscular. Possui curso na área de tratamento da articulação temporomandibular (ATM) e introdução ao Método Rosen. Em 2014, realizou um curso de especialização em prevenção e tratamento de lesões de membros inferiores e análise biomecânica de corrida, pela The Running Clinic no Canada. Atua desde 2012 também como instrutor de Pilates e Treinamento Funcional. Em 2015, foi monitor no Instituto Salgado de Saúde Integral nos módulos avançados do curso de formação em Microfisioterapia. Para saber mais, acesse www.mindtouch.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados