Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de março de 2017

Cárie: pesquisas, prevenção e novos tratamentos



 O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) apresenta informações sobre novidades que reforçam o combate ao problema.



Considerada o principal problema de saúde bucal do Brasil, a cárie atinge metade da população com até 12 anos de idade, segundo dados do Ministério da Saúde. O mal é responsável também por uma procura constante para restaurações entre jovens e adultos. Apesar dos avanços, o tratamento continua associado a procedimentos incômodos. Mas a verdade é que se livrar da doença não precisa mais ser sinônimo de medo da cadeira do cirurgião-dentista. Para desmistificar o assunto o CROSP traz algumas técnicas já implementadas e novidades em pesquisas e estudos.

Hoje, o tratamento mais comum da cárie é aquele que consiste na remoção da parte deteriorada com o uso de uma broca que gira até 400 mil vezes por minuto, gerando o temido barulho. Depois desta etapa, a área é preenchida com materiais como a resina e a porcelana. No passado as ligas de prata e de ouro também eram utilizadas como preenchedores.

No entanto, em casos mais graves, o procedimento nem sempre é efetivo e por isso o cirurgião-dentista realiza o tratamento de canal. O paciente precisa ser submetido à anestesia, para que o profissional faça a remoção da polpa dentária e obturação. Em algumas circunstâncias é necessário colocar um pino na raiz para dar sustentação.

As técnicas relatadas são utilizadas há décadas, mas hoje já se sabe que novas tecnologias podem facilitar o atendimento. Pesquisadores da King’sCollege, em Londres, por exemplo, criaram um dispositivo que capta o barulho feito pela broca e emite uma onda sonora contrária, acabando com o ruído.

Outra recente pesquisa publicada por cientistas da King'sCollege de Londres, que ganhou o noticiário mundial, apresentou uma substância com potencial para aumentar a capacidade de regeneração natural dos dentes. O teste foi aplicado em ratos com resultados altamente positivos, mas ainda é cedo para determinar quando o produto poderá ser utilizado pelos cirurgiões-dentistas no tratamento da cárie em humanos. (*)

No Brasil, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Estratégicas do Nordeste (Cetene) em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) descobriram um procedimento contra as bactérias causadoras da cárie. Um material feito de micropartículas de prata, em quantidade muito menor do que a utilizada em produtos odontológicos já comercializados, é aplicado diretamente no dente, agindo por cerca de cinco minutos.

O material penetra nos túbulos dentários liberando as pequenas partículas aos poucos. Durante o estudo, os cientistas constataram que com uma única aplicação na região foi possível paralisar até dois terços dos casos de cárie mais brandos.

Pesquisas que apontam formas de ampliar a capacidade regenerativa dos dentes são altamente importantes para a saúde, uma vez que a cárie é uma das doenças bucais que mais afetam as pessoas no mundo.

Como a cárie acontece
A cárie é a deterioração do dente causada, principalmente, por fatores externos como a má alimentação (excesso de açúcar e corantes) e a falta de higiene correta. A hereditariedade também pode ter alguma influência. 
Além de causar dor, quando não tratada, a cárie pode atingir a polpa do dente resultando em abscesso que só será resolvido com tratamento do canal, cirurgia ou até extração do dente. 
A cavidade bucal é cheia de microrganismos. Quando há um consumo excessivo de carboidratos, bactérias proliferam produzindo ácidos orgânicos que reduzem o PH da boca. Esse processo provoca a desmineralização e a dissolução do fosfato de cálcio das camadas superficiais do esmalte do dente, o que pode levar a destruição da coroa dentária, originando a cárie. 

Tipos de cárie
Existem três tipos de cárie. A primeira e, mais comum, é a coronária. Ela aparece na parte superficial do dente e é mais frequente nas crianças. 
Já a radicular ocorre por conta do próprio envelhecimento que, causa a retração gengival e, por consequência, a exposição da raiz do dente. Sendo assim, essa parte sensível fica suscetível a deterioração mais rapidamente.
Outro tipo de cárie é a recorrente. Essa acontece em volta de restaurações que tendem a acumular placa bacteriana. Esse cenário é propício para a deterioração do dente. 

 Cárie é transmissível?

A cárie é uma doença complexa causada por um desequilíbrio entre a parte mineral e o chamado biofilme: estruturas organizadas de bactérias que podem se proliferar em forma liquida ou sólida.

Um ponto fundamental para entender o processo é o fato de que a cárie é induzida por microorganismos, mas somente pelas bactérias conhecidas como endógenas, ou seja: que já habitam o organismo.  Assim, o conjunto de microorganismos que reside na boca (microbiota) que forma o biofilme varia de pessoa para pessoa.

É possível concluir então que a cárie, apesar de ser causada por bactérias, não pode ser transmitida. O desequilíbrio entre a formação do biofilme (bactérias endógenas) e a suscetibilidade da parte mineralizada dos dentes são fatores fundamentais no desenvolvimento da cárie.

Como prevenir
A melhor maneira de prevenir a cárie é fazendo a higiene correta da boca. Isso inclui o uso de creme dental com flúor, escova de dente, fio dental e enxaguante bucal. Além de utilizar esses itens todos os dias, é necessário visitar regularmente o cirurgião-dentista. Este é o profissional que poderá prestar as orientações corretas para manter a saúde bucal.
Outra forma de prevenção é evitar o consumo excessivo e frequente de substâncias como o açúcar e o amido, pois favorecem a proliferação de bactérias que causam o ambiente propício a cárie. 
Importante salientar que no Brasil as águas de abastecimento público contêm flúor em níveis ideais para a prevenção da cárie. Em 2015, o CROSP em parceria com o Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL/USP) e o Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade de Campinas (FOP/UNICAMP) apresentou uma das maiores pesquisas de fluoretação já realizados no mundo.
À época foram coletadas amostras de água de quase todas as cidades do Estado e o resultado apontou que quase 30% delas apresentavam concentração de flúor fora do padrão estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Novidades tecnológicas para o tratamento da cárie e ações públicas de prevenção têm grande importância, mas os cuidados com a higiene e a alimentação ainda são a melhor maneira de manter a saúde bucal.
(*) Detalhes do estudo que menciona o uso de uma esponja biodegradável, embebida pela substância capaz de estimular as células da polpa dental a cobrir os buracos do dente podem ser conferidos na revista científica "ScientificaReports" (http://www.nature.com/articles/srep39654).







CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados