Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Carnaval: Excesso de barulho pode causar Trauma Acústico




Uso de protetores auriculares, manter a distância das caixas acústicas, além da ingestão cautelosa de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos evitam danos auditivos

Claudia Leitte em ensaio técnico com protetor auricular (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)


No período de Carnaval algumas pessoas ‘extravasam’ mais do que de costume o que pode trazer prejuízos à saúde, como, por exemplo, aos ouvidos, pois elas passam a ter um sintoma muito comum na população: o zumbido. “O zumbido é uma indicação de que algo de errado está acontecendo no organismo, como se fosse um desajuste, devido ao excesso de som alto, ingestão de gordura, cigarro, álcool e até alguns medicamentos ingeridos. E é neste período que as consultas no consultório com pessoas com o zumbido e outros problemas aumentam”, explica Dra. Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela FMUSP e diretora-presidente do Instituto Ganz Sanchez.

O som alto dos ensaios das Escolas de Samba, dos shows e das baladas podem causar o chamado “Trauma Acústico”, que é uma lesão no ouvido interno frequentemente causada pela exposição a ruídos com decibéis elevados. A dica, segundo a especialista, para evitar isso é colocar os protetores auriculares, já usados até pelas celebridades do carnaval, e fazer um intervalo de hora em hora do barulho, além de manter distante das caixas acústicas.“Esse cuidado é necessário para manter que os tímpanos não sejam afetados e nenhuma outra parte do canal auditivo, pois temos pacientes sendo tratados devido a essas exposições e o som alto, que pode até causar danos irreversíveis”, complementa a Profa Dra. Tanit Ganz Sanchez.



Os números do zumbido no ouvido:

O zumbido no ouvido ocorre com pessoas de todas as idades, inclusive crianças e adolescentes, podendo comprometer o sono, a concentração na leitura, o equilíbrio emocional e até a vida social e familiar.



Aumento progressivo do número de pessoas com Zumbido

Um levantamento do Instituto Ganz Sanchez estima que no Brasil ha de 34 a 48 milhões de pessoas com zumbido no ouvido, tratando-se de um aumento expressivo em relação aos 28 milhões estimados há quase 20 anos.



Surdez antes dos 40 anos:

A pesquisa “Prevalência e causas de zumbido em adolescentes de classe média/alta”, realizada com apoio da FAPESP e publicada na revista Scientific Reports, do grupo Nature, mostrou que, entre 170 adolescentes de 12 a 17 anos de uma renomada escola privada de São Paulo, 54,7% confirmaram ter ou já ter tido zumbido nos últimos 12 meses. Desses, mais da metade percebia ou piorava do zumbido após exposição a música alta.

Para a Dra. Tanit, essa porcentagem surpreendeu, já que a expectativa era de um resultado semelhante aos 37% revelados em seu estudo prévio com 506 crianças. Considerando que o zumbido afeta os ouvidos mais vulneráveis, esse achado aponta para uma situação mais grave: “Se essa geração de adolescentes continuar se divertindo na presença de níveis elevados de ruído, provavelmente apresentará perda de audição antes dos 40 anos, mesmo que a estimativa de vida chegue a perto dos 100 anos”, estimou a médica. 



12 dicas para evitar o zumbido nas festas e comemorações:


1. Em locais barulhentos: use protetores de ouvido e faça intervalos de 10min/h. Não ache “normal” sair da balada com zumbido!

2. Com fones de ouvido: evite ultrapassar a metade da potência ou usar mais que 2 horas. 

3. Alimente-se 4 a 6 vezes ao dia, evitando abuso de cafeína, doces, sal, álcool e nicotina. 

4. Hidrate-se bem para seus rins eliminarem melhor as toxinas.

5. Exercite-se 5 vezes por semana: seu metabolismo e circulação vão melhorar.

6. Troque o silêncio por estimulação com baixo volume de sons suaves, mesmo durante a leitura ou o sono. Isso ajuda no controle do zumbido e da hipersensibilidade aos sons. 

7. Diminua o tempo de celular direto no ouvido, pois a radiação eletromagnética pode ser prejudicial.

8. Evite automedicação: certos remédios podem agredir os ouvidos.  

9. Alivie seu estresse com atividades relaxantes eficazes: yoga, meditação, Tai-Chi-Chuan, Chi-Cong etc. 

10. Incorpore mais momentos de prazer na sua vida para restaurar a função dos órgãos.

11. Visite seu médico regularmente para exames preventivos gerais e auditivos.



  
Profa  Dra. Tanit Ganz Sanchez - Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela USP, Fundadora do Instituto Ganz Sanchez, Criadora da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido (Novembro Laranja) e do Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido (GANZ). Assumiu a missão de desvendar os mistérios do zumbido e é pioneira nas pesquisas no Brasil, sendo reconhecida por sua didática, objetividade e compartilhamento aberto de ideias. Realiza pesquisas sobre Zumbido e Intolerância a Sons (Hiperacusia e Misofonia).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados