Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Saiba como se proteger das brotoejas no calor



Pediatra explica que o problema pode ocorrer em crianças e até mesmo em adultos, após condições que causam sudorese excessiva


A brotoeja, também chamada de miliária, ocorre por obstrução das glândulas sudoríparas, glândulas responsáveis pela produção do suor, com ruptura e extravasamento de suor na pele.  

“São como pequenas bolinhas com conteúdo líquido em seu interior. Podem ser de coloração clara (cristalina), vermelha (rubra) ou amarelada (pustulosa), lembrando que a cor depende da profundidade em que ocorreu a obstrução e ruptura dos ductos sudoríparos”, afirma Dra. Natasha Slhessarenko, pediatra que integra o corpo clínico do Lavoisier Medicina Diagnóstica, reforçando que as miliárias cristalinas e rubras são as mais comuns e mais superficiais. As brotoejas costumam aparecer em áreas onde há grande concentração de glândulas sudoríparas, como face, pescoço e tronco. 

A médica explica que as brotoejas ocorrem em crianças e até mesmo em adultos, após condições que causam sudorese excessiva, como, por exemplo, uso de agasalhos ou roupas em excesso, exercícios físicos, exposição ao sol e febre. “O uso de pomadas, bronzeadores, protetores solares, óleos, cremes e repelentes podem obstruir os poros e predispor ao aparecimento do problema”, diz a pediatra. 

Abaixo, Dra. Natasha aponta algumas medidas para se prevenir das brotoejas:

  • ·         Dê preferência às roupas de algodão, mais leves, frescas e adequadas ao clima;
  • ·         Evite água muito quente durante o banho;
  • ·         Tome banhos frequentes, sempre que possível;
  • ·         Evite a exposição ao sol e o uso de cremes, pomadas, bronzeadores, repelentes, protetores e óleos;
  • ·         O uso de pasta d’ água pode ajudar, entretanto, o médico deverá sempre ser consultado para saber que medicação é mais apropriada para o caso.    




Lavoisier




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados