Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Cuidado com os ouvidos no verão, alerta especialista.




O verão é marcado por exageros de banho de piscina, mar e até pela ingestão de bebidas alcoólicas e a exposição a sons altos. Dra. Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista e fundadora do Instituto Ganz Sanchez, explica como evitar dor de ouvido, zumbido e outros danos por pequenos descuidos.


O bom funcionamento dos ouvidos é essencial para a qualidade de vida. Porém, muitas vezes, negligenciamos ou subestimamos as agressões que alguns alimentos, sons altos ou uso das hastes flexíveis podem causar. Assim, a saúde auditiva é comprometida quando sentimos dor, inflamação, sensação de ouvido tampado, zumbido, tontura ou perda auditiva. O zumbido, por exemplo, é uma ilusão auditiva que já atinge mais de 30 milhões de brasileiros de qualquer idade e já se tornou mais comum do que problemas bem conhecidos como diabetes, cegueira, surdez, asma ou Alzheimer.
E, para a surpresa de muitos, as férias de verão são vilãs frequentes das vias auditivas, como detalha Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista e fundadora do Instituto Ganz Sanchez. “Nessa época do ano, as pessoas nadam mais no mar e nas piscinas, consomem mais alimentos calóricos ou gordurosos e bebidas alcoólicas e também se expõem mais aos sons altos”.   
 Tanit Ganz Sanchez, que é a pioneira sobre as pesquisas de zumbido no Brasil, explica que, assim como qualquer outro órgão do corpo, os ouvidos precisam de atenção e lista quais são as principais causas de problemas no ouvido. 

Alimentação: As comidas praianas, como as frituras dos peixes, camarões, batatas e pasteis são ricas em gorduras. Portanto, o ideal é o consumo com moderação, principalmente para quem já tem problemas nos ouvidos ou aumento de pressão, glicose ou colesterol.  

Bebidas e Fumo: O fumo e as bebidas alcoólicas também comprometem a oxigenação pela microcirculação do ouvido, causando ou piorando o zumbido, tontura e perda auditiva. Beber com moderação e evitar o fumo é essencial para a boa saúde auditiva e do restante do corpo! 


Piscina e Mar: O acúmulo de água no canal do ouvido pode causar a Otite Externa, pois o local fica úmido e facilita o crescimento de bactérias ou fungos. Isso provoca dor de ouvido - que pode ficar bem forte após 3 ou 4 dias sem tratamento -, sensação de entupimento e de perda de audição temporária (enquanto durar a infecção), além de zumbido. Para evitar isso, pessoas com ouvidos sensíveis à entrada de água devem secá-los adequadamente após cada entrada na água, seja com a toalha ou pingando algumas gotas de álcool se sentir que o ouvido entupiu.  


Som alto: A exposição ao som alto é uma das principais causas de zumbido no ouvido, principalmente entre os jovens. Para ir as baladas, shows e festas, comuns da temporada, é indicado até o uso de protetores auriculares, ficar longe das caixas de som e descansar os ouvidos do barulho por 10 minutos a cada uma hora.





Profa  Dra. Tanit Ganz Sanchez -  Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela USP, Diretora-Presidente do Instituto Ganz Sanchez, criadora da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido (Novembro Laranja) e do Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido. Assumiu a missão de desvendar os mistérios do zumbido e é pioneira nas pesquisas no Brasil, sendo reconhecida por sua didática, objetividade e compartilhamento aberto de ideias. É especialista em Zumbido, Hiperacusia, Misofonia e Distúrbios do Sono. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados