Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Conheça os mitos e verdades da Dengue e Chikungunya



Apesar de terem suas semelhanças, as doenças causadas pelo Aedes Aegypti têm diferentes gravidades
Os mosquitos do gênero Aedes aegypti são importantes vetores de doenças. No Brasil, é a espécie que merece maior atenção. Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, a dengue e a chikungunya  são doenças que apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico.
A melhor forma de evitar a doença é combatendo o mosquito, qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do Aedes Aegypti: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas etc. Para os pratos de plantas é necessário uma atenção especial, já que  eles devem ser limpos com vigor (esfregados) para retirar os ovos depositados na parede interna, pouco acima do nível da água, o mesmo vale para qualquer outro recipiente com água.

A infectologista responsável pelo Centro de Controle de Infecção do Hospital Vida´s, Dra. Célia Canuto, listou os mitos e verdades sobre o mosquito e as diferenças entre as doenças, que apesar de serem semelhantes possuem diferente gravidades.


- O mosquito Aedes Aegypti pica apenas durante o dia?
Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra.

Somente as fêmeas transmitem a doença?
Sim, apenas as fêmeas transmitem.


Quando é mais comum a proliferação?

A proliferação é mais intensa no verão devido a elevação da temperatura e da presença das chuvas nessa estação.


No período de inverno a população está livre dessas doenças?

Com a redução da temperatura há regressão da proliferação do mosquito, porém há descrição de casos nesse período em menor número em relação ao verão.


Qualquer repelente ajuda na prevenção?

O repelente ideal é aquele que contem a substância Icaridina, pois confere proteção de até 10h.


O inhame ajuda na prevenção dessas doenças?
 Não, nenhum alimento tem comprovação na prevenção dessas doenças.


Os inseticidas em aerossol ou elétricos evitam a entrada do mosquito na residência?

Os repelentes são paliativos: não eliminam o mosquito, apenas o mantêm distante por algum tempo, assim como os inseticidas em aerossóis que apresentam poder residual de pouca duração.


Todas as pessoas picadas pelo mosquito transmissor irão desenvolver as doenças?
Não, há a resposta imunológica de cada pessoa.


Os sintomas de Dengue e Chikungunya são iguais?
As duas doenças apresentam sintomas semelhantes, mas na Chikungunya a artralgia (dor nas articulações) é mais intensa acometendo mãos e pés (tornozelos) com edema (inchaço)


Chikungunya é mais perigosa que a Dengue?

A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à chikungunya . Nos  casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.


É verdade que a Chikungunya pode provocar problemas neurológicos e/ou motores?
Nos extremos de idade a Chikungunya pode ter manifestações mais graves com acometimento neurológico (encefalite, convulsões, edema cerebral), e pode causar limitação de movimentos devido a artralgia intensa e edema de articulações. A chikungunya pode ate simular sintomas de doença reumática.


O tratamento das duas doenças são iguais?
O tratamento das duas doenças exige observação clinica dos sinais e sintomas, medicamento para febre, para as dores articulares. No caso da Chikungunya, pode ser administrado analgésico mais forte. Vale salientar que não poderá ser utilizado aspirinas.




Grupo Hospitalar Vida´s








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados