Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Precisamos falar sobre a saúde do homem




O Ministério da Saúde e o IBGE realizaram uma pesquisa em 2015 que mostrou que sim, o brasileiro se preocupa com a saúde, mas que as mulheres estão bem à frente dos homens. A publicação revelou que 71,2% dos entrevistados haviam se consultado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, e o índice foi de 78% de mulheres, contra 63,9% dos homens.

O câncer de próstata é o 2° câncer que mais mata no Brasil e no mundo. Ele representa 10% de todos os tumores malignos detectados em homens e um em cada seis desenvolve a doença em alguma fase da vida. O INCA estimou para 2016, 65 mil novos casos de câncer de próstata diagnosticados no Brasil, sendo mais de 13 mil mortes este ano no país. E o mais preocupante? Apenas 7% dos casos são diagnosticados com antecedência.

Os motivos para esse cenário são muitos, mas a displicência e o preconceito estão entre os mais preocupantes. O oncologista Ricardo Caponero, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, conta que a maioria dos homens que vão ao seu consultório já está sentindo algum desconforto a um bom tempo. “Muitos pacientes chegam ao consultório com uma queixa e saem com o diagnóstico de câncer de próstata avançado”.

A iniciativa do Novembro Azul é justamente para conversar com esse homem, conscientiza-lo para que busque um médico e faça os exames preventivos. Se o câncer de próstata é detectado cedo, o índice de sucesso no tratamento é de 90%, mas a proporção cai para 20% - 30% com o diagnóstico da doença em estágio avançado. “Em 95% dos casos, o tumor de próstata só manifesta sintomas quando já se alastrou, por isso, sua descoberta precoce depende de exames clínicos periódicos”, diz o Dr. Ricardo.

É hora de falar sobre a saúde do homem, e é momento do homem buscar cuidados.



Você sabia?


Que o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens? 
Cerca de 65 mil homens brasileiros receberão até o fim de 2016 o diagnóstico de câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O segundo tipo de tumor mais comum entre os homens, representa cerca de 10% do total de todos os cânceres. Os tumores de próstata afetam principalmente homens com mais de 50 anos. À medida que a idade avança, a prevalência aumenta. Na faixa etária dos 75 anos, a doença chega a acometer 50% da população masculina. Por conta disso, exames periódicos são fundamentais para o diagnóstico precoce e devem ser feitos anualmente após os 40 anos. 


Que a próstata se localiza na parte baixa do abdômen?
A próstata é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto, envolvendo a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.


Que a maioria dos homens ainda resiste em ir ao médico realizar os exames periódicos?
Embora reconheçam a importância de fazer exames, a maioria dos homens ainda resiste em procurar um médico. Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia apontou que 87% dos homens não fazem os exames retais por preconceito e de acordo com outra pesquisa sobre a saúde masculina realizada pelo Instituto Datafolha, com apoio da AstraZeneca (2014), revelou que 76% dos homens brasileiros com idades entre 40 e 70 anos têm conhecimento sobre o exame de toque retal , porém apenas 32% já fizeram o teste. 


Que os homens acima dos 40 anos devem realizar o PSA anualmente?
Homens acima dos 40 anos de idade devem realizar o exame preventivo PSA (exame de sangue), que detecta anormalidades no órgão, e o exame de do toque retal. Cerca de 20 a 25% dos casos de câncer da próstata podem evoluir mesmo com PSA normal. Em média 20% dos pacientes com tumor benigno da próstata podem apresentar PSA aumentado. Isso significa que nem sempre o PSA traz informações definitivas no diagnóstico do câncer da próstata. Porém, a análise da variação de dosagens seriadas do PSA, ao longo do tempo, pode auxiliar muito na detecção precoce do tumor maligno da glândula.




Fontes: Dr. Ricardo Caponero (oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz); AstraZeneca; INCA (Instituto Nacional do Câncer); Journal of Urology (Correlação entre prostatite tipo IV (NIH), PSA elevado e câncer de próstata)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados