Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

CONJUNTIVITES: O QUE SÃO E O QUE FAZER?




 O que é a conjuntivite?
Trata-se da doença ocular mais comum, ocorrendo com frequência na infância, principalmente no verão. A conjuntiva é uma membrana fina e transparente que recobre a esclera (a chamada parte branca dos olhos) e a parte interna das pálpebras. Toda vez que ocorre uma inflamação dessa membrana, temos uma conjuntivite.

Quais os sintomas da conjuntivite?
As crianças irão apresentar sintomas em intensidade variáveis, sendo os mais comuns:  olho vermelho, lacrimejamento, secreção, inchaço da pálpebra, coceira e sensação de areia nos olhos. Também poderá ocorrer dor e incomodo à luz. 

Quanto tempo dura uma conjuntivite?
A maioria das conjuntivites dura em torno de 1 semana, não deixando  sequelas. Porém, várias são as causas de conjuntivite e cada causa terá suas particularidades tanto nos sintomas quanto no tratamento. Sendo assim, a avaliação médica adequada é fundamental para diferenciá-las e estabelecer o tratamento adequado e os sinais de alerta para procurar o especialista. 

O que causa a conjuntivite?
As conjuntivites podem ser causadas por virais, bacterianas, alérgicas e tóxicas ou químicas, entre outras causas mais raras.]

Como se transmite a conjuntivite?
A transmissão ocorre por contato através de objetos de uso comum como toalhas, fronhas de travesseiros e pelo contato próximo com a pessoa doente através do beijo e/ou pelas secreções respiratórias. A transmissão é favorecida em lugares aglomerados como creches e escolas. O tempo de contágio é de aproximadamente 1 semana após o início dos sintomas.

Qual a conjuntivite mais comum?
As conjuntivites causadas por vírus são as mais comuns. Podem vir acompanhadas de sintomas respiratórios como coriza, tosse, espirros e dor de garganta. Normalmente apresentam secreção em menor quantidade, iniciando-se em um dos olhos e em até 50% dos casos tornando-se bilateral, com sintomas mais amenos no olho acometido posteriormente.  O vírus mais comum é o adenovírus e em alguns casos pode ocorrer contaminação bacteriana secundária.

Qual o tratamento da conjuntivite?
O tratamento básico inclui higiene  pessoal, principalmente com as mãos (não manipular os olhos, limpeza de secreções, evitar contato próximo com outras pessoas), lavagem ocular, uso de colírios lubrificantes e compressas geladas. Nos casos em que ocorrer uma conjuntivite bacteriana, alérgica ou em situações especiais, colírios com antibiótico, antialérgicos ou anti-inflamatórios podem ser necessários.

Como diferenciamos as conjuntivites?
Na maioria das vezes, os sintomas são muito parecidos, porém alguns sintomas podem ser mais intensos, ajudando a diferenciá-las. As conjuntivites virais apresentam menor quantidade de secreção e podem ser acompanhadas da presença de gânglios, principalmente perto das orelhas.  As conjuntivites alérgicas costumam estar associadas a alergia respiratória (rinite alérgica) ou da pele  (dermatite atópica) e tem como sintoma principal a coceira, por exemplo. De qualquer forma, o exame com o oftalmologista definirá a sua causa.

As conjuntivites podem levar a complicações?
As conjuntivites podem eventualmente apresentar complicações, porém a grande maioria apresenta melhora em poucos dias apenas com o tratamento básico. Em algumas situações especiais a visita ao oftalmologista torna-se essencial.  A formação de membranas sobre os olhos, alterações da visão, como o embaçamento visual, evolução arrastada e dor intensa são exemplos de situações que devem ser prontamente avaliadas pelo oftalmologista.

A avaliação pediátrica é fundamental para o diagnóstico, orientações gerais e específicas de acordo com os sintomas e o exame físico e se necessário o encaminhamento ao especialista.





*Conteúdo desenvolvido pela NUK, em parceria com Dr. Marco Aurélio Safadi (CRM: 54792), professor de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenador da Equipe de Infectologia Pediátrica do Hospital Sabará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados