Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Saiba quais são os benefícios que a dança proporciona para as crianças




 Professora e coreografa da Symphony Escola de Artes revela que a dança facilita a socialização e trabalha o corpo como um todo


 Dançar representa muito mais do que divertimento e distração. Através da dança as crianças desenvolvem coordenação motora, melhoram o convívio social, o trabalho em equipe e seu desenvolvimento cognitivo. Além de conhecerem melhor o próprio corpo e suas limitações, melhora a autoestima, postura e estimula disciplina e criatividade.

 Alice Costa, formada em Dança e Ballet Clássico e professora de Jazz Musical, Ballet e Sapateado Americano da Symphony Escola de Artes, ressalta que nas aulas de ballet para criança não são trabalhados  somente os passos de dança, e sim a imaginação de cada criança, a capacidade de improvisação e disciplina. “Trabalhamos também as emoções. Ensinamos que nada vem graça e que é preciso ter persistência e trabalho duro para alcançar seus objetivos. Mas claro que tudo é trabalhado de uma forma lúdica.”, conta Alice.

A bailarina explica que a disciplina está na capacidade de concentração, no foco que o aluno precisa ter para ultrapassar seus limites e alcançar e seus objetivos. “A dança ajuda também na questão da timidez, já que é uma forma de se expressar e com ela se aprende ainda a controlar as emoções, além de adquirir mais confiança de si mesmo.”

Alice Costa é coreógrafa desde 2003, tem em seu currículo diversas montagens de espetáculos em escolas e academias em São Paulo e atualmente está dirigindo e coreografando o espetáculo New West na Escola de Artes Symphony, com adultos e crianças, que será apresentado no mês de novembro. “Parte de um processo pedagógico nunca feito na escola, o New West será uma peça em formato musical, onde alunos e professores de dança contarão a história de um vilarejo do Texas chamado New West, que conta com a proteção de três justiceiras, simbolizando a força das mulheres.”, conta a professora. “Neste espetáculo teremos danças como Ballet Clássico, Jazz, Street dance, Stilleto, Dança de Salão, Zumba e Sapateado Americano, além de outros departamentos da escola como música e teatro”, enfatiza.

A coreógrafa, que convive diariamente com crianças a partir de quatro anos, revela que é notória a transformação das crianças ao longo das aulas visto que a dança trabalha sempre com a evolução dos movimentos, mesmo que de uma forma mais lenta e gradativa. “O processo de transformação acontece, mas não de imediato, por isso é necessário ter bastante paciência e perseverança para se construir a evolução”, finaliza Alice.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados