Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

INSPIRADO NO HALLOWEEN, MOMONDO SUGERE SEIS DESTINOS COM AURA SOBRENATURAL NO BRASIL E NO MUNDO




Roteiro inclui cidades ricas em folclore, misticismo, histórias macabras e atrações especiais para celebrar o Dia das Bruxas


O Halloween, ou Dia das Bruxas, é celebrado em vários países, mas especialmente nos Estados Unidos, onde os ambientes são decorados com motivos assustadores e crianças saem às ruas fantasiadas para pedir doces. Já há algum tempo, a data também passou a fazer parte do calendário brasileiro. Mas, por aqui, a tradição ganha contornos do folclore nacional, com personagens como Lobisomem e Saci Pererê, originando comemorações imperdíveis como, por exemplo, a Festa do Saci, em São Luís do Paraitinga (SP).
Pensando nisso, a momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, montou uma lista incluindo seis destinos, no Brasil e no mundo, com apelo místico, atmosfera assustadora e histórias de arrepiar. Todas as opções são garantia de diversão, mas algumas delas são só para os corajosos. Confira:

Soacha (Colômbia)
(Flickr - Andrés H. Cabrera)

Localizada a menos de 20 km de Bogotá, a cidade abriga a Casona del Salto, antigo hotel, inaugurado em 1928, no alto de um penhasco constantemente coberto por uma névoa espessa. A hospedagem fechou por causa de seus baixos rendimentos e ficou abandonada por 26 anos, até que, em 2013, virou museu gerido por uma fundação e universidade locais. Não é mais possível se hospedar lá, mas a visita rende arrepios mesmo a luz do dia. 

Cidade do México (México)
(Flickr - cezzie901)

Entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro é celebrado um dos feriados mais interessantes da América Latina: o Dia dos Mortos. Segundo a crença popular, esse é o período mais místico do ano, já que o véu entre o plano físico e espiritual fica menos denso, permitindo que aqueles que se foram visitem seus entes queridos na Terra. A capital e boa parte do País brilham intensamente com a luz das velas, imagens de caveiras coloridas, flores e muitas comidas e bebidas sobre as tumbas dos cemitérios. É impossível não participar da celebração que se estende para as ruas e principais atrações locais. 



Amityville (Estados Unidos)
(Flickr - john)

A “casa mal assombrada” mais famosa do mundo é localizada nessa pequena cidade no Estado de Nova York. Construída em 1924, ganhou as páginas dos jornais americanos em 1974, quando o jovem Ronald DeFeo Jr. tirou a vida dos pais e irmãos no local. No ano seguinte, a família Lutz se mudou para a residência e 28 dias depois a abandonou, alegando uma série de atividades paranormais. Em 1977, foi lançado o livro "Horror em Amityville" detalhando a experiência sobrenatural. Dois anos depois, a história foi parar nas telas dos cinemas. Hoje, a casa é habitada por uma família que prefere não se identificar, mas que continua despertando o interesse de turistas de todo o mundo. 

Transilvânia (Romênia)
(Flickr - Lisa Cyr)

A Transilvânia é o berço do vampiro mais célebre da história. Criado por Bram Stoker em 1897, o personagem Conde Drácula teria sido inspirado em Vlad Tepes (1431 – 1476), príncipe da Romênia, que segundo alguns, era sádico e cruel. Entretanto, muitas pessoas discordam e tratam a figura histórica como um verdadeiro herói. De fato, seu busto está em uma das principais praças de Sighisoara, onde nasceu. Acreditando na história ou não, a cidade se destaca como uma perfeita locação para um filme de terror por causa de seus belos castelos e cenários sombrios. 

Joanópolis (São Paulo)
(Flickr - Igor Schutz)

A apenas 115 km de distância da capital paulista, Joanópolis é a cidade do lobisomem. Lá, o assunto é sempre pauta e muitos de seus moradores, principalmente os mais velhos, afirmam já terem visto a criatura. A lenda é atração turística. Inclusive, existe no local uma Associação dos Criadores de Lobisomens, que oferece uma série de artesanatos ligados ao personagem, além de hospedagens e estâncias com atrações específicas referentes a fábula. A região ainda tem atrações imperdíveis como a Cachoeira dos Pretos, uma das maiores do Estado com 154 metros de queda, e a Serra do Lopo, trilha de mata nativa pelas divisas com Minas Gerais. 

São Luiz do Paraitinga (São Paulo)

Como uma resposta direta a americanização ocorrida no “Dia das Bruxas” do Brasil, a cidade criou a Festa do Saci em 2003 para valorizar e difundir as lendas e tradições brasileiras. O dia 31 de outubro foi instituído como o “Dia do Saci” e é celebrado avidamente na região. No fim de semana mais próximo da data, o centro histórico é tomado por centenas de moradores celebrando a lenda do Saci Pererê. As atrações fazem a festa das crianças com oficinas, contadores de histórias e peças de teatro, além de brincadeiras bem humoradas, como o passeio “saciclístico”, no qual os participantes tentam pedalar com uma perna só. Também famosa por seu Carnaval, São Luiz do Paraitinga impressiona ainda por belas igrejas e casarões.

Para conhecer mais sobre hotéis assombrados ao redor do mundo, acesse o blog da momondo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados