Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Como tratar os pelos encravados



Infecção pode ser causada após o barbear ou depilação

A necessidade em fazer a barba ou depilação é frequente, todavia optar pelo uso de lâminas pode causar infecções e pelos encravados. Algumas pessoas já têm uma predisposição individual ao encravamento dos pelos, ou seja, durante a fase inicial de crescimento o pelo nasce de forma encurvada, penetrando na pele e ocasionando um processo inflamatório.

A médica dermatologista, Ana Regina Trávolo, explica que pode ocorrer com mais frequência nos homens após o barbear, principalmente na região do pescoço, já nas mulheres ocorre após a depilação, quando os pelos começam a nascer, na região da virilha. “Outras áreas também podem ser afetadas, como as axilas e pernas”, orienta.

O aparecimento dos pelos encravados são perceptíveis a partir de uma inflamação na região de nascimento do pelo, além de pequenos caroços vermelhos e às vezes com pequenos pontos purulentos sobre esses caroços. A dermatologista explica que, em casos mais graves, podem se formar cistos nas áreas com um encravamento frequente.

O tratamento pode ser feito com loções hidratantes prescritas pelo dermatologista à base de corticoides, antibióticos e medicamentos calmantes. A Dra. Ana Regina, da Clínica Monte Parnaso, explica que uma das alternativas para minimizar os impactos é aumentar o espaço entre as depilações e fazer o barbear no sentido de nascimento dos pelos, dessa forma pode-se ajudar em alguns casos. “Alguns homens podem se beneficiar também do uso de barbeador elétrico. O uso de um esfoliante suave 2x por semana nas áreas afetadas também pode ajudar. O tratamento definitivo pode ser feito com a depilação a laser nas áreas afetadas, uma vez que, com a diminuição dos pelos no local, normalmente o problema desaparece. Caso se formem cistos, eles podem ser extraídos cirurgicamente”, completa a médica.


Veja outras causas que podem formar pelos encravados:

·                    Excesso de oleosidade;

·                    Áreas de dobraduras da pele;

·                    Remoção dos pelos (onde, posteriormente, ele perde sua característica de ter a ponta mais fina para atravessar a barreira cutânea);

·                    Características como a espessura, o formato do pelo e o tamanho do poro;e

·                    Uso de roupas muito apertadas.





Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da InternationalAssociationofAesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.

Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da InternationalAssociationofAesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.

Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele
Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.
Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados