Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Cirurgia plástica na adolescência: o que você precisa saber



A adolescência é uma fase que se destaca pelas inúmeras transformações, físicas, emocionais e intelectuais. Os processos hormonais entram em revolução e se modificam em um curto espaço de tempo. A aceitação do corpo é uma das coisas que mais incomodam nessa fase, junto com a interação e a necessidade de aceitação em grupos. Um novo corpo começa a surgir e, junto, algumas dificuldades.
A popularização das cirurgias plásticas junto com a personificação de um corpo ideal, divulgados pelos meios de comunicação, fazem com que exista uma busca pela perfeição corporal muitas vezes inacessível. Os adolescentes, que estão em uma fase de fortes alterações emocionais, podem ser afetados mais ainda por essa busca, e nesse momento a orientação com profissionais qualificados é essencial.
Fazer uma cirurgia plástica antes dos 18 anos ou antes que o corpo tenha se formado pode ser prejudicial e pode não trazer os resultados esperados. De acordo com a Dra. Wanessa Sigiane, cirurgiã plástica, diferentes cirurgias têm diferentes particularidades. “É preciso conhecer os riscos, os benefícios e as possibilidades que essa cirurgia irá trazer”, completa a médica.

Aumento ou diminuição dos seios
Um aumento brusco ou a demora no crescimento dos seios são coisas que incomodam muito as adolescentes. A primeira dica da Dra. Wanessa é esperar pelo menos dois anos após a primeira menstruação, que encerra um ciclo de desenvolvimento e crescimento. A hipertrofia mamária juvenil pode ser característica de uma fase e depois voltar ao normal – é preciso um olhar clínico que fará essa avaliação.

Lipoaspiração
Com o aumento da obesidade em crianças e adolescentes, a procura pela lipoaspiração antes da fase adulta tem crescido. É preciso lembrar-se de que a lipoaspiração não é para emagrecer, mas apenas para retirar focos de gordura localizada que são refratárias a todos os processos de emagrecimento. A idade ideal para a cirurgia nos adolescentes é uma questão crucial, devendo ocorrer, preferencialmente, após o término do estirão. A estabilidade emocional precisa ser observada com prioridade. O julgamento cirúrgico deve incluir as expectativas dos adolescentes em relação aos resultados finais, com ênfase na prevenção de recorrências do aumento de peso com a combinação de exercícios físicos e bons hábitos alimentares.

Rinoplastia
Também deve ser considerada após o final do estirão do crescimento, em média entre 14 e 15 anos para as meninas e 16 a18 anos para meninos. É recomendável que o término do estirão seja confirmado pelo pediatra de confiança. Devemos levar em consideração o ajuste social e emocional do paciente, assegurando que a vontade de realizar a cirurgia é do adolescente e não dos pais. Este é um ponto crucial.

Ginecomastia puberal
É uma das cirurgias mais indicadas para os adolescentes do sexo masculino. O problema corresponde ao crescimento de tecido glandular nas mamas do homem. O diagnóstico preciso, o aconselhamento e o tratamento, quando necessário, são essenciais e, para isso, a avaliação médica é imprescindível para determinar com sensibilidade o melhor momento de intervir com a cirurgia plástica.
As cirurgias estéticas na adolescência devem ser discutidas pelo pediatra clínico e pelo cirurgião plástico, em uma ação multidisciplinar, por diversas vezes incluindo um psicólogo. Alguns pontos não podem ficar de fora dessa avaliação, como a idade ideal para a correção, a inserção social, a estabilidade emocional, a autoestima e a autoimagem.
Unindo as expectativas do paciente, o apoio dos pais e a orientação dos profissionais, as chances de que os resultados alcançados estejam próximos do esperado são maiores.



Dr. Wanessa Sigiane - Formou-se na Faculdade de Medicina de Petrópolis. Fez residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário de Brasília, HUB, e em Cirurgia Plástica no Hospital Regional da Asa Norte, HRAN; referência em cirurgia plástica no Distrito Federal e entorno, onde teve ampla formação, tanto na cirurgia plástica estética, quanto na reparadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados